DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Obras de remodelação do Estádio Nacional... 31 Agosto 2022

Praia: Obras de remodelação do Estádio Nacional...

Praia: Obras de remodelação do Estádio Nacional vão estar prontas em finais de Setembro – ministro

Agosto 30, 2022
1:00 pm
Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) –

As obras de remodelação do Estádio Nacional, na Cidade da Praia, que inclui a colocação de novo relvado sintético, vão estar prontas em finais do mês de Setembro, garantiu esta terça-feira o ministro do Desporto, Carlos Monteiro.

O governante deu essa garantia em declarações à imprensa, após uma visita àquela infraestrutura desportiva para se inteirar das obras recomendadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF) na sua última avaliação, que levou a sua interdição “por falta de certificação do relvado”.

“Nós contamos ter pronto o Estádio Nacional mais tardar em finais de Setembro e estará operacional para receber jogos internacionais”, sublinhou Carlos Monteiro, informando que as obras de remodelação estão orçadas à volta de 45 mil contos, para a colocação do relvado e intervenções nas bancadas.

O ministro do Desporto ressalvou, no entanto, que o Estádio Nacional tem uma componente para além do futebol, uma vez que, conforme esclareceu, tem também como objectivo receber eventos internacionais.

“A selecção nacional de futebol é apenas mais um utilizador do Estádio Nacional, que precisa de um relvado certificado pela FIFA para ter aqui os seus jogos”, precisou.

Por sua vez, o director de infraestruturas do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Orlando Mascarenhas, disse que o Estádio Nacional está a ser dotado de melhores condições para receber estágios de selecções internacionais, que não acontece desde 2016, quando acolheu a selecção paralímpica de Angola e São Tomé e Príncipe.

“Começamos com essa ideia em 2016 e queremos aumentar essa capacidade, e, para isso, vamos ter alojamentos com um pouco mais de qualidade, de modo a recebermos as equipas africanas”, perspectivou o responsável, adiantando que objectivo passa, igualmente, por tornar esta estrutura desportiva sustentável.

“O Estádio Nacional vai ter a cara que sempre teve, vamos tentar mantê-lo, num bom estádio e uma referência a nível africano”, apontou o director de infraestruturas do IDJ.

De referir que Estádio Nacional, na Praia e o “Adérito Sena, em São Vicente foram interditados pela CAF, “por falta de certificação do relvado”, pelo que Cabo Verde tem estado a jogar “fora de porta” os amigáveis e os jogos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN).

Com capacidade para 15 mil assentos, dos quais cinco mil cobertos, o Estádio Nacional, inaugurado em 2014, ocupa uma área de 11.530 metros quadrados nos arredores da capital, tendo a sua construção sido financiada pela China. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project