SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Trabalhadores do INECV manifestam-se descontentes por falta da resolução do processo de transição do pessoal 15 Abril 2021

O Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesaca (SISCAP) convocou a imprensa, esta quinta-feira, 15, na cidade da Praia, para manifestar o descontentamento dos trabalhadores do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde(INECV), face aquilo que considera uma “autêntica falta de respeito e de consideração”, por parte do Conselho de Administração do INECV, que ainda continua sem resolver o processo de transição do pessoal já publicada.

Praia: Trabalhadores do INECV manifestam-se descontentes  por falta  da resolução do processo de transição do pessoal

Esta informação foi avançada pelo presidente do Sindicato da Indústria, Serviços Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP), Eliseu Tavares, durante a conferência de imprensa, que decorreu na sede da instituição, no bairro de Fazenda, cidade da Praia.

Em estão estão várias reivindicações como: Valorização correta do tempo de serviço efetivo prestado no INE; Possibilidade de os Trabalhadores com mais de 24 anos de com provas dadas em termos de competência e experiência atingirem o topo de carreira em menos tempo e não ter que esperar mais 20 anos para atingir o topo da carreira; Reconhecimento e correta valorização das habilitações académicas dos Trabalhadores. Estas reclamações foram, segundo o sindicalista, enviadas e rubricadas por mais de 40 trabalhadores ao INECV, através do SISCAP, no passado dia 25 de Fevereiro, mas que até este momento não foram resolvidas.

“Estas reclamações exigem a alteração das normas transitórias da Portaria, que, à priori, impossibilitam o provimento das justas e legítimas. Infelizmente, relativamente a esta reclamação coletiva, o Conselho de Administração do INECV fez de orelhas surdas. Particularmente, há um caso gritante de uma trabalhadora que, como manda a própria Portaria, devia transitar automaticamente para a carreira técnica, mas que na lista de transição não teve tal enquadramento. Reclamou e teve resposta negativa. Aqui há cometimento de uma clara ilegalidade por parte do CA, a violar a própria Portaria publicada”, aponta.

O sindicalista diz não entender o não cumprimento dos prazos legais para responder às reclamações, nem mesmo com o bónus de 12 dias que o CA do INECV conseguiu em sede da conciliação mediada pela Direção Geral do Trabalho (DGT) no passado dia 01 de Abril, e, “mesmo assim, não terem capacidade ou vontade para, nas palavras da Administração, resolver a situação o mais breve possível e a contento de todos”, acrescenta.

“Paralelamente a todo este descaso e falta de consideração na implementação do novo PCCS do INECV, juntam-se casos de discriminação, chegando ao ponto de, a maior parte dos trabalhadores, experientes e especializados, não estarem a ser envolvidos na maior operação estatística do INECV, que é o Censo 21, o que traduz numa falta de visão objetiva na Gestão de uma Instituição, com a credibilidade e notoriedade que a instituição conquistou com a reconhecida competência dos seus trabalhadores, alguns dos quais são convidados a prestar consultoria internacional em instituições congéneres do INECV”, revela Eliseu Tavares.

SISCAP anuncia novas formas de luta

Questionado sobre a não resolução do problema em questão, este sindicalista garantiu que, perante a situação, e por mais casos individuais, os trabalhadores do INECV estão dispostos a continuar a lutar e que, “provavelmente”, na próxima semana, anunciarão novas formas de luta Sindical, caso o INECV não resolva os seus problemas.

De salientar que cerca de duas dezenas e meia de trabalhadores do INECV estiveram presentes na conferência de imprensa, todos empunhados de cartazes que traziam: “Abaixo a segregação e a discriminação do INE”; “Trabalhadores do INE pela 1ª vez na história excluídos da operação mais importante ao nível estatístico – o Censo”; “Respeito exige-se”; “SISCAP e trabalhadores do INE juntos na luta”, entre outros dizeres.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project