Conforme um documento a que este diário digital teve acesso, são 20 filmes, de um a dois minutos de duração, que serão apresentados e defendidos perante um júri. Os jovens autores são todos alunos do 5.º ao 7.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.
Foram cerca de 200 trabalhos submetidos à apreciação do juri, pertencentes a crianças de seis escolas de seis concelhos da ilha de Santiago: Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago e Praia.
“Todas as obras a serem apresentadas têm como tema a ’Geração Z’, correspondente à faixa etária dos autores, onde expõem questões vivas diversas, relacionadas nomeadamente com a desigualdade de género”, lê-se no comunicado.
Relativamente ao corpo de jurados, este será constituído por personalidades das classes académica, dos media e da política, designadamente os professores universitários, Jorge Carlos Fonseca e Daniel Medina.
O projeto “Literacia dos Media nas Escolas de Cabo Verde” é uma parceria entre a UNFPA, Direção Nacional da Educação, Uni-CV - Casa da Ciência, Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV) e Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV).