ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Vera Duarte recebe prémio literário “Guerra Junqueiro Lusofonia 2021” 28 Setembro 2021

É já no próximo dia 02 de Outubro, que o Prémio Literário Guerra Junqueiro, Lusofonia 2021 Cabo Verde, será entregue à escritora Vera Duarte. O ato acontece na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia, com apresentação da professora doutorada Norma Lima.

Praia: Vera Duarte recebe prémio literário “Guerra Junqueiro Lusofonia 2021”

O evento contará, ainda, com a presença do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, bem como várias entidades governamentais, a par de outras individualidades da Diáspora e da Cultura Cabo Verdiana.

De acordo com uma nota remetida ao asemanaonline, “Guerra Junqueiro” assumiu um papel político e social de relevo na sua época, revolucionando e inspirando a formação de poetas e escritores do século XX. Este prémio literário, que tem Guerra Junqueiro como patrono, pretende destacar e evidenciar todos aqueles que partilham dos mesmos ideais, e que utilizam a escrita para defender as causas que foi, em tempos, a luta deste grande poeta português.

“Vera Duarte é conhecida e reconhecida nas lutas que encabeça em defesa dos direitos humanos. E não é possível dissociar a vida literária de Vera Duarte com o ativismo literário e cultural a que nos habituou ao longo dos anos’ refere Avelina Ferraz, curadora do Prémio”, lê-se no documento.

De salientar que o Prémio Literário “Guerra Junqueiro” é promovido no âmbito do Freixo Festival Internacional de Literatura (FFIL), que se realiza desde 2017, em Freixo de Espada à Cinta, com particular “orgulho” por ter uma ‘ligação afetiva e efetiva ao património das Letras e da Cultura das palavras, cruzando-se de igual modo, com todo o património construído por estórias, arte, memória e história das nossas comunidades na Diáspora, revela Maria do Céu Quintas, presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta e anfitriã do Prémio Guerra Junqueiro em Portugal.

Instituído desde 2017, em Portugal, o primeiro prémio foi atribuído a Manuel Alegre, seguindo-se Nuno Júdice, em 2018, José Jorge Letria em 2019, Ana Luísa Amaral em 2020, e este ano, 2021, o prémio foi atribuído a Hélia Correia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project