Agenda cultural

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia acolhe esta quinta-feira Festival ‘stand up comedy’ – “10-1 anos de carreira” do humorista Enrique Alhinho 29 Dezembro 2022

O humorista Enrique Alhinho celebra esta quinta-feira nove anos de carreira, completados em Novembro, com um festival ‘stand up comedy’ denominado “10-1 anos de carreira” a acontecer no Auditório Nacional, na Praia.

Praia acolhe esta quinta-feira Festival ‘stand up comedy’ – “10-1 anos de carreira” do humorista Enrique Alhinho

“Trata-se de uma data simbólica!”, disse em declarações à Inforpress, fazendo menção ao seu percurso “nada fácil” que inicialmente era um ‘hobby’, mas certo de que era uma actividade que queria levar adiante.

No entanto, precisou Enrique Alhinho, no início deparou-se com muitas dificuldades e nunca pensou alcançar e comemorar nove anos a praticar esta modalidade teatral que tem evoluído muito na sociedade cabo-verdiana.

“Actualmente somos mais de 50 humoristas a actuar na área de ‘stand up comedy’, aqui em Cabo Verde e na diáspora, na língua crioula. Nove anos atrás eu era o único e hoje, basicamente, não há alguém que não saiba o que é ‘stand up comedy’, isso mostra o quanto evoluímos”, salientou.

Estarão presentes no festival 12 humoristas, nomeadamente os residentes Rubén Barros, Jane Mendes, Jando Mendes, Beatriz Lúcio, Luiz Tavares, Enrique Alhinho, Ricardo Fidalga, Jailson Miranda, Tony e Tikai. Da diáspora marcarão presença CvTep, que vem do Luxemburgo, e Benji e Carlos Andrade, de Portugal.

Segundo ele, este repertório é constituído por humoristas cabo-verdianos que mais representam o ‘stand up comedy’ no País e na diáspora, tendo destacado Benji, Cv Tep e Carlos Andrade como comediantes crioulos com “maior presença, visibilidade e alcance nas redes sociais”.

O festival ‘stand up comedy’ “10-1 anos de carreira”, segundo o promotor, conta com o patrocínio de amigos empresários e empresas, sendo que os bilhetes estarão “brevemente” à venda.

Considerado o pioneiro da modalidade ‘stand up comedy’ em Cabo Verde, o humorista Enrique Alhinho conta que, na infância, era o mais “engraçado” da sua casa, um distintivo comum de todos os humoristas.

No entanto, o interesse pelo ‘stand up comedy’ surgiu quando realizava seu trabalho final de curso em Portugal, num momento de stress clicou, não sabe como, num show de um humorista americano e “adorou”. Na mesma hora falou ao seu colega de quarto que um dia iria fazer o mesmo.

Anos se passaram e em Novembro de 2013, começou a fazer ‘stand up comedy’ em bares e restaurantes na tentativa de incutir nos cabo-verdianos uma “cultura diferente”.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project