ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia acolhe XVI Congresso do PAICV : Movimentações com arranque dos trabalhos esta sexta-feira à tarde 31 Janeiro 2020

O XVI Congresso ordinário do PAICV (oposição) arranca, esta sexta-feira,31, no salão «Abílio Duarte», no Palácio da Assembleia Nacional, na Praia. A magna reunião já está a movimentar a Capital cabo-verdiana com a chegada de representações de partidos amigos e de delegados e convidados de todas as ilhas e da diáspora. Com o lema « Cabo Verde, a nossa escolha», o congresso vai eleger os órgãos nacionais e aprovar a moção de estratégia e de orientação política nacional para os próximos três anos, em que a oposição aposta em ser alternativa clara à governação do MpD nas autárquicas deste ano e nas legislativas de 2021.

Praia acolhe XVI Congresso do PAICV : Movimentações com arranque dos trabalhos esta sexta-feira à tarde

Os trabalhos começam às 14 horas, com o registo, acreditação e documentação dos participantes - Delegados e Convidados Permanentes. De seguida está prevista a reunião do Conselho Nacional do PAICV, onde serão apreciados e aprovados todos os documentos a serem submetidos ao debate e à aprovação do Congresso.

Já às 18 horas deve começar uma sessão cultural, com a participação de vários artistas e grupos culturais. O momento mais esperado acontece logo a seguir, com a comunicação da líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, que fará a abertura oficial desta magna assembleia dos tambarina.

Conforme o programa, os trabalhos serão retomados no sábado,01, a partir das 8H30, com a instalação da Mesa da Presidência do Congresso, a eleição dos Órgãos, Comissões e Grupos de Trabalho e a aprovação da Ordem do dia do Congresso - vai se cumprir até às 20H15 do mesmo dia os demais pontos agendados.

Entretanto, à cidade da Praia começam a chegar os cerca de 400 congressistas de todas as ilhas e da diáspora e representações de vários partidos amigos membros da família da Internacional Socialista - a representante do MLSP/PSD (poder) foi a primeira que foi recebida, nesta quinta-feira, pela líder do PAICV Janira Hopffer Almada. O PS no poder e PCP (Portugal), o MPLA no poder (Angola), o PS (Senegal) são outras das formações políticas que foram convidadas a este XVI Congresso do PAICV.

Além da moção de estratégia e de orientação política nacional a ser debatida e aprovada, o Congresso vai rever os estatutos, aprovar a resolução geral e eleger novos órgãos nacionais – Conselho Nacional, Comissão Política Nacional e Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização. Tudo, segundo um congressista, com o foco nas eleições autárquicas deste ano e nas legislativas de 2021, em que o PAICV aposta em ser alternativa credível ao Governo do MpD e às diferentes Câmaras municipais de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project