ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia marcha pelas vítimas de violência e abuso sexual 17 Dezembro 2021

A ativista social Virgínia Mendonça promove, esta sexta-feira, na Cidade da Praia, uma marcha pelas vítimas de violência e abuso sexual com o objetivo de exigir uma resposta mais rápida e eficaz para as vítimas. “A marcha acontece com concentração, nesta tarde, no Memorial Amílcar Cabral. O percurso será Avenida Cidade de Lisboa (Palácio do Governo), Chã de Areia, Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria e “Plateau”.

Praia marcha pelas vítimas de violência e abuso sexual

Em declarações à Inforpress, Virgínia Mendonça mostrou-se indignada com os últimos acontecimentos de violência e abuso sexual que o país tem registado.
“Os últimos acontecimentos, marcados por assassinatos e casos de abuso e violação sexual contra menores, bem como determinadas penas aplicadas em casos de violência sexual contra crianças, mostram que não podemos permanecer em silêncio ou manifestar a nossa indignação apenas nas redes sociais”, sublinhou.

Segundo Virgínia Mendonça, é repudiante que algumas vítimas de Violência Baseada no Género (VBG) tenham que se esconder dos seus agressores para aguardar uma resposta da justiça, que nem sempre é rápida e eficaz para assegurar a integridade das mesmas.

“A violência contra pessoas, particularmente a perpetrada nos últimos meses, preocupa seriamente a sociedade cabo-verdiana. A luta contra a VBG e contra o abuso e violação sexual de menores deve merecer respostas e penas mais firmes e deve merecer da parte da Sociedade Civil um sinal claro de repúdio”, disse.

De acordo com Virgínia Mendonça a marcha reúne diversos movimentos da luta contra violência e pretende dar voz ativa à sociedade civil nessa luta. “A marcha pelas vítimas de Violência Baseada no Género (VBG) e abuso sexual contra menores é denominada Marcha Lilás, a cor da luta contra a VBG”, refere a mesma fonte citada pela Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project