ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Preços da oferta turística aumentaram 9,6% no segundo trimestre de 2022 20 Julho 2022

Os preços da oferta turística em Cabo Verde aumentaram, em termos homólogos, 9,6% no segundo trimestre de 2022, resultado superior em 2,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior.

Preços da oferta turística aumentaram 9,6% no segundo trimestre de 2022

Segundo o INE, a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 9,7%, 2,1p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior.

A esta variação correspondeu uma contribuição de 9,6p.p. para a variação do IPT total.

A componente do alojamento que corresponde a 67,8% da despesa turística, com especial destaque para os Hotéis que, correspondendo a 64,5% da despesa turística total, registaram uma contribuição positiva (18,5 p.p.) de sinal idêntico ao trimestre anterior.

Já a restauração, cujo peso representa cerca de 31,1% da despesa turística, apresentou uma contribuição negativa (-1,3 p.p.) de mesmo sinal (-0,7 p.p.) que a do trimestre anterior.

Ainda segundo o INE, o movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de 18,5 p.p.), em Pensões (estas com uma maior contribuição positiva 0,05p.p.), em Residenciais (com uma contribuição positiva de 0,02 p.p. em Pousadas (com uma contribuição de 0,005 p.p.), foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total.

Uma componente do IPT apresentou contribuição de sentido contrário à das restantes: Cafés bares e similares (-0,33p.p.). De notar ainda três componentes do IPT que apresentaram contribuições negativas: Restaurantes (-1,32p.p.), e Aldeamentos Turísticos (-0,18 p.p.) e Hotéis-Apartamento (-0,06). O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo”, lê-se.

Em termos trimestral, a taxa de variação no trimestre em análise foi de 2,0%,inferior em -5,6p.p. à registada no trimestre anterior em que se situara em 7,6%.No mesmo trimestre do ano anterior.

No mesmo trimestre do ano anterior verificara-se uma variação em verificara-se uma variação em cadeia positiva 0,1p.p. à do primeiro trimestre de 2021.

Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de Alojamento”, informou o INE.

Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela, uma diminuição dos preços dos Serviços de Restauração.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project