De acordo com a Lusa que cita o índice do comércio externo, em junho registou-se aumento de preços apenas na categoria de combustíveis (5,3%).
Em sentido contrário, houve diminuição dos preços nas categorias de bens de consumo (-0,2%), bens intermédios (-5,4%) e bens de capital (-3,3%).
No mês em análise, ainda segundo o INE, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,5%, valor inferior em 1,7 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.
Segundo a mesma fonte, em junho de 2023, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 8,1%, quando comparado com o período homólogo, concluiu aquele instituto cabo-verdiano.
Já a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de - 1,5%, diminuindo 1,7 pontos percentuais face ao valor registado em maio, enquanto em termos homólogos fixou-se em -8,2%.
Conforme divulgou em 31 de janeiro o INE, os preços dos produtos importados por Cabo Verde aumentaram 19,9% em 2022, valor superior em 21,3 pontos percentuais face ao registado no ano anterior, refere a Lusa.