ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Preços médios de importação do milho trigo e arroz mais caros em Fevereiro 12 Mar�o 2018

Os custos de géneros da primeira necessidade estão mais caros em Cabo Verde. Os preços médios de importação do milho, trigo e arroz permaneceram em alta, registando em Fevereiro um aumento, comparado ao médio de Janeiro, informou hoje a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

Preços médios de importação do milho trigo e arroz mais caros   em Fevereiro

Os custos de géneros da primeira necessidade estão mais caros em Cabo Verde. Os preços médios de exportação do milho, trigo e arroz permaneceram em alta, registando em Fevereiro um aumento, comparado ao médio de Janeiro, informou hoje a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

Segundo a nova edição do Relatório Mensal do Mercado Internacional (RMMI) citado pela Inforpress, os preços médios de exportação do milho, trigo e arroz aumentaram 6,4 por cento (%), 5,1% e 0,7%, respectivamente, comparado ao médio de Janeiro.

A agência reguladora destaca também no relatório que o excedente de produção do açúcar continua a provocar uma queda nos preços mundiais do produto.

O mercado mundial do trigo em Fevereiro foi muito influenciado pela preocupação com a próxima safra em algumas áreas, particularmente com as culturas de inverno nos Estados Unidos, refere a ARFA.

O relatório diz também que o comportamento dos grandes exportadores também foi sustentado pelos movimentos no mercado cambial e seu impacto na competitividade para exportação.

Os preços médios de exportação do milho oscilaram em alta pelo quarto mês consecutivo, com o aumento em Fevereiro sustentado em grande parte, pela forte procura no hemisfério norte.

As transações no mercado mundial do arroz foram influenciadas por vários factores, com maior ênfase na fraca procura, sendo que alguns importadores estão relutantes em entrar no mercado antes da disponibilização da colheita da Tailândia e do Vietname, explica o relatório.

As notícias de que o Bangladesh e Filipinas terão cancelado ou adiado grandes volumes de compras também pressionou o mercado.

A ARFA confirma também que os preços de exportação do açúcar continuam em queda, com o preço médio de fevereiro cerca de 3,4% abaixo do médio do mês anterior.

O comportamento dos operadores económicos continua sob a influência do excedente de produção mundial, reflectindo, particularmente, a recuperação da produção na Índia, sublinha o relatório. C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project