ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Preços mundiais de exportação dos produtos de base e frete marítimo sofrem alteração 07 Agosto 2022

Segundo o último relatório divulgado pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), a estiagem prolongada nas principais regiões produtoras do Brasil e a recuperação dos preços do etanol no país, bem como a perspetiva de aumento do valor limite das exportações de açúcar da Índia impactaram os preços de exportação de açúcar. Perspetivas de aumento de produção de combustível biodiesel a partir de óleo de soja impulsionaram a alta nas cotações de exportação de óleo de soja. Já as cotações mundiais de frete marítimo apresentaram uma tendência estável em relação à semana passada.

Preços mundiais de exportação dos produtos de base e frete marítimo sofrem alteração

Milho com tendência mista nos preços

De acordo com o relatório recentemente divulgado pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), os preços mundiais de exportação de milho mantiveram a tendência mista da semana anterior. Nos Estados Unidos, o aumento das tensões geopolíticas e uma potencial escalada de exportações ucranianas dos portos do Mar Negro sustentaram a queda semanal nas cotações de exportação do milho. Na Argentina, os preços registaram a mesma cotação da semana anterior, cerca de USD 410 FOB/Ton. No Brasil, as cotações mantiveram a tendência de alta, apresentando uma subida na ordem de 2,2% face à semana passada.

Trigo com baixa noos preços

Os preços mundiais de exportação de trigo apresentaram uma tendência de baixa face à semana passada. Na Rússia, foi reportado que as chuvas reduziram a qualidade do trigo de inverno em partes do país, contudo, as condições para as safras de primavera foram melhoradas. Na União Europeia (UE), os preços permaneceram firmes devido às boas perspetivas de exportação. Entretanto, as cotações de trigo da França registaram uma baixa semanal. Na Argentina, os preços mantiveram a tendência de baixa da semana passada.

Arroz com tendência mista

Os preços mundiais de exportação de arroz registaram uma tendência mista em relação à semana anterior. Na Tailândia, as cotações foram sustentadas por movimentos cambiais e oferta mais apertada de safras fora de temporada. No Vietname, o aumento da oferta e a redução da procura das Filipinas ditaram os preços.

Óleo de soja em alta

Os preços mundiais de exportação do óleo de soja apresentaram uma tendência de alta face à semana passada. Na Argentina, as cotações de óleo de soja contrariaram a baixa da semana passada, registando uma subida de 2,7%. No Brasil, os preços apresentaram também movimentos ascendentes em relação à semana passada, conforme os dados do relatório do SNSAN.


Açúcar com subida de preços

Os preços mundiais de exportação do açúcar registaram uma tendência de alta em relação à semana anterior. No Brasil, as fábricas de cana-de-açúcar da região centro-sul do país produziram 2,98 Milhões de Toneladas (MT) de açúcar na primeira quinzena de julho, uma queda de 0,12% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a União de Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA). “Na Índia, os preços do açúcar subiram em todos os mercados atacadistas devido à forte procura e baixa pressão de venda no início do mês. O governo fixou a cota de vendas de açúcar para as fábricas em 2,2MT para agosto, um mês caraterizado por festivais no país.

Frete marítimo cm tendência estável

Ainda de acordo com o SNSAN, as cotações mundiais de frete marítimo apresentaram uma tendência estável em relação à semana passada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project