ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Preços no turismo aumentaram 7,5% em Cabo Verde no primeiro trimestre 19 Abril 2022

Os preços na oferta turística aumentaram 7,5% em Cabo Verde no primeiro trimestre do ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado, referem dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano.

Preços no turismo aumentaram 7,5% em Cabo Verde no primeiro trimestre

De acordo com os mesmos dados, nos primeiros três meses deste ano o aumento dos preços no turismo foi de 6,9 pontos percentuais em relação ao último trimestre de 2021.

No período em análise, a classe dos hotéis, cafés e restaurantes apresentou uma variação homóloga de 7,6%, valor 7 pontos percentuais acima da que se verificou no trimestre anterior.

"A esta variação correspondeu uma contribuição de 7,5 pontos percentuais para a variação do índice total", salientou o INE, notando que o alojamento correspondeu a 67,8% da despesa turística, com especial destaque para os hotéis, com 64,5% do total.

Já a restauração teve um peso de 31,1% da despesa turística, mas apresentando uma contribuição negativa (-0,7 pontos percentuais).

Nos hotéis, os preços das dormidas tiveram uma contribuição de 15,8 pontos percentuais, enquanto nas pensões foi de 0,01 pontos percentuais, nas pousadas de 0,001 pontos percentuais e nos cafés de 0,3 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o INE, houve três componentes que apresentaram contribuições negativas, nomeadamente restaurantes (-0,68 pontos percentuais), aldeamentos turísticos (-0,39) e hotéis apartamentos (-0,09).

"O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo", constatou a mesma fonte, notando que os resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de alojamento.

"Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela um aumento dos preços dos serviços de alojamento", prosseguiu o INE de Cabo Verde, que verificou aumento de preços nos serviços prestados por hotéis, pousadas, pensões, residenciais, café, bares e similares.

Em sentido contrário, notou-se uma diminuição de preços nos serviços prestados pelos hotéis-apartamento e aldeamentos turísticos. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project