De acordo com uma nota de imprensa remetida ao ASemanaonline, em breve será anunciado o corpo do júri, que será composto por três personalidades do mundo das letras e avaliará as obras em concurso e decidirá sobre a obra vencedora.
As entregas das obras devem ser feitas entre 3 de abril e 5 de maio de 2023.
A entrega do Prémio, nesta sua 1ª edição, acontece no dia 11 de junho, no encerramento do V Festival de Literatura-Mundo do Sal–FLMSal.
A V edição do FLMSal decorre de 8 a 11 de junho, alusivo ao tema “Língua e Identidade” e homenageará a linguista cabo-verdiana Dulce Almada e ao escritor italiano Antonio Tabucchi.
Segundo a fonte deste jornal, o valor do Prémio é de 1.200.000$00 ECV (um milhão e duzentos mil escudos), e conforme avança a mesma fonte, é o melhor valor atribuído de sempre.
De acordo com o programa deste ano, vai ser realizado mesas de discussão e reflexão, durante cada dia do Festival. A 1ª “Elogio aos homenageados” 2ª Reflexão com investigadores sobre o tema da Literatura Mundo e a 3ª “Mesa de discussão com escritores, tradutores e editores”.
Segundo o documento referido, o FLMSal tem como objetivo ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente, bem como, promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo.