INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento Europeu dá Prémio Sakharov a Alexei Navalny pela "Liberdade de Pensamento" 21 Outubro 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov 2021, que distingue a Liberdade de Pensamento. O Parlamento Europeu em Estrasburgo escolheu hoje, de entre vários nomeados fortes, o político da oposição, ativista anticorrupção e voz das mais críticas sobre o presidente Vladimir Putin.

Parlamento Europeu dá Prémio Sakharov a Alexei Navalny pela

O comité do 34º Prémio Sakharov não tinha uma tarefa fácil. Teve de escolher neste 2021 entre outros concorrentes fortes como as 11 afegãs, ou a política boliviana Jeanine Áñez, a ativista sarauí e a organização Global Witness.

O prémio instituído pelo parlamento europeu em 1988 é uma distinção em nome da democracia, liberdade de expressão condensada na fórmula Liberdade de Pensamento. Além do diploma e medalha, o galardoado recebe um prémio monetário de
€50,000 (5,5 milhões CVE/ 5,5 mil contos).

Fontes: AFP/Le Monde/RFI/ TASS/Washington Post/Reuters. Relacionado: "Putin comanda morte lenta de Navalny" em greve de fome na prisão, 15.abr.021; "Queremos a liberdade de Navalny": Milhares de manifestantes arriscam vida, centenas de detenções, 23.abr.021; "Navalny pode morrer dentro de dias" — EUA, UE avisam Putin de que vai haver consequências, 20.abr.021; Navalny: Macron denuncia “tentativa de assassínio” e pede esclarecimentos a Putin, 15.set.020; Navalny em coma está ...no hospital...em Berlim, 25.ago.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project