REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Prémios Científicos : Os três vencedores da edição deste ano 06 Outubro 2022

Os vencedores deste ano dos Prémios Científicos em Caibo Verde foram anunciados hoje através de um júri composto por dezenas de académicos e cientistas, no país e na diáspora. São eles, os investigadores Danilson Varela na categoria Cabo Verde Global Scientific Prize (GSP), Yara Rodrigues na Cabo Verde Prize for Young Scientists (PYS) e Any Keila Pereira na categoria Cabo Verde Prize for Girls and Women in ICT (PGW).

Prémios Científicos : Os três  vencedores da edição deste ano

Conforme uma nota enviada pela Secretaria de Estado de Ensino Superior a este jornal, Danilson Varela venceu na categoria – Cabo Verde Global Scientific Prize (GSP), com a investigação sobre Implications of climate change on the distribution and conservation of Cabo Verde’s endemic trees, conduzida em Cabo Verde e Portugal, em colaboração com investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade dos Açores.

Já na categoria Cabo Verde Prize for Young Scientists (PYS), o prémio foi para Yara Katia Santos Rodrigues, com sua tese de doutoramento em Biociências Moleculares, intitulado Seasonal plasticity in insect models: effect of variable temperatures on developmental outcome,, elaborada no Instituto Gulbenkian da Ciência e com o grau conferido pela Universidade Nova de Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, Any Keila Fortes Pereira foi, por sua vez, a vencedora na categoria Cabo Verde Prize for Girls and Women in ICT (PGW), com o seu trabalho Resilience to Cyber-attacks in Critical Infrastructures of Portugal, para a obtenção do grau de Mestre em Informática e Sistemas, Especialização em Tecnologias da Informação e do Conhecimento, no Instituto Politécnico de Coimbra.

Este concurso para os referidos prémios científicos é promovido pelo Ministério da Educação, Governo de Cabo Verde. O mesmo contou com o patrocínio do Banco de Cabo Verde, CV Telecom, Fundo de Turismo e AUF, além do apoio de Parceiros de Desenvolvimento a Joint Office of UNDP, UNFPA e a UNICEF in Cape Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project