POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidenciais 2021: Carlos Veiga diz que apoio da UCID confirma “abrangência e representatividade” da sua candidatura 17 Agosto 2021

O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Carlos Veiga classificou hoje o apoio político da UCID de “muito importante”, e afirmou que o mesmo confirma a “abrangência e representatividade nacional” da sua candidatura.

Presidenciais 2021: Carlos Veiga diz que apoio da UCID confirma “abrangência e representatividade” da sua candidatura

Em conferência de imprensa para reagir e agradecer o apoio, Carlos Veiga sublinhou que a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) é um partido “com história” na luta contra o regime de partido único e por uma solução democrática para Cabo Verde e que, no presente, “vem ganhando um apoio crescente” dos cabo-verdianos no contexto na democracia representativa do arquipélago.

“Trata-se de um apoio político muito importante, que confirma a abrangência e representatividade nacional da minha candidatura, sustentada essencialmente por cidadãos, mas que deseja o apoio mais alargado possível dos partidos nacionais, com quem, enquanto Presidente da República, trabalharei por Cabo Verde com empenho e diligência”, disse.

Carlos Veiga adiantou que este apoio anunciado segunda-feira, 16, pelo presidente da UCID, António Monteiro, foi dado com base na confiança de que ele está preparado e que irá desempenhar o alto cargo de Supremo Magistrado da Nação como a Constituição desenha.

“E não trairei essa confiança”, disse, reafirmando que está “bem preparado para ser um moderador e influenciador positivo e equilibrado” no sistema de governação cabo-verdiana e na busca do “bem comum da nação cabo-verdiana, num ambiente de estabilidade, confiança e consenso”.

Em conferência de imprensa segunda-feira, 16, em São Vicente, o presidente da UCID, António Monteiro, anunciou que o partido vai apoiar o candidato a Presidente da República Carlos Veiga, por reunir “melhores condições”.

António Monteiro explicou que a UCID vai apoiar o candidato Carlos Veiga “na esperança” de que, caso venha a ser eleito, faça uma “presidência tranquila, exerça a sua magistratura de influência, sobretudo em questões de justiça social, da própria justiça, educação e desenvolvimento económico” e este faça valer a sua “experiência enquanto político e enquanto homem”.

Para além da UCID, Carlos Veiga conta também com o apoio institucional do Movimento para a Democracia (MpD, poder), nesta que é a sua terceira candidatura ao cargo de Presidente da República, depois de concorrer em 2001 e 2006.

Carlos Veiga, antigo presidente MpD e antigo primeiro-ministro, formalizou a sua candidatura às eleições presidenciais de 17 de Outubro esta segunda-feira, 16.

Outros dois candidatos, igualmente, já formalizaram as respectivas candidaturas junto do Tribunal Constitucional, designadamente o ex-primeiro-ministro e presidente do PAICV, José Maria Neves, e o engenheiro naval Fernando Rocha Delgado.

Outros cocorrentes oficilaizam candidatura

Na tarde de hoje será a vez da candidatura do advogado e ex-deputado do MpD Hélio Sanches proceder à entrega do processo no Tribunal Constitucional.

A Inforpress apurou que outros três pré-candidatos estão com hora marcada para entrega do processo no Tribunal Constitucional, designadamente o ex-coordenador UCID Péricles Silva, o jurista Casimiro de Pina e o Joaquim Jaime Monteiro, este último que participa na corrida presidencial pela terceira vez consecutiva.

De acordo com o calendário eleitoral, publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) o prazo para a apresentação das candidaturas às eleições presidenciais de 17 de Outubro termina no dia 18 de Agosto.

O sorteio da ordem a atribuir às candidaturas nos boletins de voto vai ser realizado no dia seguinte, 19 de Agosto.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project