Conforme as fontes deste jornal, na corrida a Belém estiveram sete candidatos, entre eles duas mulheres e três ’repetentes’. Para este sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas eleições presidenciais de 2016.
Os candidatos foram: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).
Marcelo não quer "o recuo" e exige respostas para a crise
Segundo a TSF que cita o reeleito PR, os portugueses "não querem uma pandemia infindável, uma crise económica sem termo à vista, um empobrecimento agravado, um recuo na comparação com outras sociedades europeias, um sistema político lento a perceber a mudança, uma radicalização e um extremismo nas pessoas, nas atitudes, na vida social e política.
E querem uma pandemia dominada o mais rápido possível, uma recuperação de emprego, rendimentos, crescimento, investimento, exportações e mercado interno. Uma perspetiva de futuro efetivo para micro, pequenas e médias empresas. Uma presidência portuguesa da UE fortalecendo o papel de Portugal na Europa e no mundo, a começar no universo da lusofonia, fundos europeus bem geridos, em transparência e eficácia, uma reconstrução que vá para além da mera recuperação, na qualificação, no clima e ambiente, no digital, mas também na demais economia, na justiça, na luta contra a corrupção, na reforma do Estado, na defesa e na segurança", exige o Presidente.
Marcelo pede revisão constitucional
O Presidente reeleito interpreta dois cenários, na sua reeleição."Os portugueses querem mais e melhor. Querem mais e melhor em proximidade, em convergência, em estabilidade, em construção de pontes, em exigência, em justiça social e de modo mais urgente em gestão de pandemia", explica.
Por outro lado, Marcelo pede a tão desejada reforça constitucional. "Tudo fazer para persuadir quem pode elaborar leis a ponderar a revisão antes de novas eleições, daquilo que se concluiu dever ser revisto, para ajustar a situações como a vivida e, mais em geral, para ultrapassar objeções ao voto postal ou por correspondência, objeções essas que tanto penalizaram os votantes, em especial, os nossos compatriotas espalhados pelo mundo", sublinhou segundo ainda a TSF.
Resultados globais provisários
Marcelo Rebelo de Sousa
- 60.74%
- 2.518.844 votos
Ana Gomes
- 12.96%
- 537.624 votos
André Ventura
- 11.91%
- 493.952 votos
João Ferreira
- 4.27%
- 177.014 votos
Marisa Matias
- 3.94%
- 163.492 votos
Tiago Mayan Gonçalves
- 3.23%
- 133.987 votos
Vitorino Silva
- 2.95%
- 122.335 votos
— -
- Inscritos 10.772.323
- Votantes 4.251.393 (39,47%)
- Abstenções 6.520.930 (60,53%)
- Brancos 46.975 (1,10%)
- Nulos 39.901 (0,94%)
- Freguesias apuradas 3.091
- Freguesias por apurar 1
- Consulados apurados 96
- Consulados por apurar 3