ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Domingos Simão Pereira vence presidenciais em Cabo Verde com 78% de votantes guineenses 25 Novembro 2019

O candidatado presidencial apoiado pelo PAIGC, Domingos Simão Pereira, venceu, no escrutínio deste Domingo em Cabo Verde, com 78% (1.311 votos) do total dos 1.724 votantes. Uma cifra que representa um distância considerável em relação aos demais 11 concorrentes à chefia do Estado da Guiné-Bissau. O presidente cessante José Mário Vaz obteve apenas 40 votos - 2% dos votantes.

 Domingos Simão Pereira vence presidenciais em Cabo Verde com 78% de votantes guineenses

Os guineenses em Cabo Verde votaram massivamente no candidatado presidencial apoiado pelo PAIGC. Domingos Simão Pereira conseguiu uma maioria qualificada: venceu, no escrutínio deste Domingo, com 78% (1.311 votos) do total dos 1.724 votantes. Uma cifra que representa um distância considerável em relação aos demais 11 concorrentes à chefia do Estado da Guiné-Bissau.

Segundo os dados provisórios apurados junto da Comissão Eleitoral Nacional na Praia, em segundo lugar ficou o candidato apoiado pelo Madem-G15, Umaro Ambaló, com 181 votos (11%). Logo a seguir vêm Nuno Nabiam, apoiado pelo APU-PRS, com 120 votos ( 7%), o presidente cessante José Mário Vaz que conseguiu apenas 40 votos (2%) e o independente Carlos Júnior Cadoco, que atingiu a cifra de 23 votos (1%).

Chitada e baixa abstenção

Os demais concorrentes tiveram uma votação insignificante ou nula: Vicente Fernandes chegou a três votos e os seus colegas Afonso Té, Barciro Dja e Iaia Djaló tiveram um voto cada. Já o Idirça Daló apanhou a chitada, ou seja, ficou na fasquia de zero votos.

Conforme os dados gerais provisórios do escrutínio de hoje, estiveram inscritos 2.298 eleitores nos cadernos em Cabo Verde, distribuídos por um total de oito Assembleias de Voto espalhadas em Santiago e Boa Vista. De um total de 1.724 votantes, registou-se 1.690 (98%) votos expressos válidos, 32 (02%) nulos, cinco votos em branco ( 0% ) e uma taxa de abstenção de 25% (574 eleitores ficaram em casa).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project