INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidencial EUA 2020: Democrata Joe Biden oficializa candidatura às primárias — Vice de Obama contra Trump 26 Abril 2019

Primeiro hesitou, durante meses, até que esta quinta-feira, 25, fez o anúncio que põe fim à ansiedade dos democratas temerosos de não terem um candidato à altura de derrubar Donald Trump. Com as sondagens a colocarem Biden como o favorito democrata na presidencial do próximo ano, o ex-Vice-Presidente (2009-2017) deixou os ’ses’ e coloca-se na grelha de partida para a corrida de 2020 à Casa Branca.

Presidencial EUA 2020: Democrata Joe Biden oficializa candidatura às primárias — Vice de Obama contra Trump

O discurso da candidatura de Joseph ’Joe’ R. Biden abriu com uma citação da Declaração da Independência — em que são enunciados os valores democráticos que a nova nação (em 4/7/1776)deve prosseguir — que foi seguida do comentário de que "nem sempre vivemos segundo os valores enunciados na ’Declaração’, nem o próprio Thomas Jefferson conseguiu. Mas nunca até hoje nos tínhamos afastado tanto deles".

O democrata Joseph ’Joe’ R. Biden, que agendou para o próximo sábado em Pittsburgh o primeiro evento da sua candidatura, está à frente nas intenções de voto, não só na ala democrata (30 pc, mais 10 que Bernie Sanders) em que é o vigésimo a anunciar-se candidato às primárias.

O ex-vice está à frente nas sondagens, segundo as quais ou igualaria ou derrotaria Donald Trump. Sem surpresa, não tardou que o presidente o elegesse nesta quinta-feira como o alvo de comentários sarcásticos, em que diz estar contente com a candidatura do "Joe dorminhoco".

Biden, de 76 anos, foi duas vezes eleito vice-presidente dos Estados Unidos, entre 1973 e 2009 senador por Delaware — onde foi o mais jovem senador de sempre a chegar a sete mandatos — e candidato derrotado nas primárias em 1988.

Biden, se for eleito, será o mais idoso presidente-eleito da história dos Estados Unidos — é cerca de 4 anos mais velho que Trump, o mais idoso, com "70 anos e 220 dias" quando assumiu o cargo. Mais que o presidente Reagan (1981-89) que continua como o mais idoso na reeleição a um mês de completar os 74 anos.

Presidente Biden era sonho do filho falecido em 2015

O primogénito de Joe, Beau, ex-PGR (attorney general ) e ex-futuro governador do Delaware, teve os sonhos de ser presidente encurtados por um cancro, em 2015.

Fontes: AP/AFP/ABC News. Foto: Joe Biden na quinta-feira, 18, esteve em Dorchester, Massachusetts a apoiar os grevistas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement