INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidencial no Irão: Juiz clerical Ebrahim Raisi eleito 19 Junho 2021

O juiz ultraconservador Ebrahim Raisi — que este sábado conta 62% dos votos da eleição de ontem (6ªfª, 18) — recebeu já os parabéns do presidente Rouhani e dos seus três rivais na corrida à presidência da República Islâmica do Irão.

Presidencial no Irão: Juiz clerical Ebrahim Raisi eleito

A eleição desta sexta-feira atingiu um recorde de abstenção — dos 59 milhões de eleitores, votaram menos de metade: 28 milhões.

Histórica também foi a inscrição de cerca de 600 candidatos, dos quais 40 mulheres. No fim o Conselho dos Guardiães aprovou apenas sete candidaturas, três desistiram.

Os progressistas iranianos estão pessimistas com a escolha de Raisi, que é conhecido pelo conservadorismo que orientou a sua função de juiz nas questões de direitos humanos, incluindo direitos das mulheres.

O ’Massacre de Teerão de 1988’ — 30.000 prisioneiros políticos executados — é o mais notório dos labelos que o acompanham, não só na perspetiva ocidental.

Sob sanção dos EUA e UE

Ebrahim Rais-al-Sadati, o próximo presidente iraniano — na hierarquia, vem depois do supremo líder — está sob sanção dos Estados Unidos e da União Europeia.

Foi em novembro de 2019 que Raisi entrou para a lista de sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos devido a alegadas violações dos direitos humanos. Com ele são nove autoridades iranianas que estão na famigerada lista.

Execuções

O juiz religioso Ebrahim Raisi, de 60 anos, iniciou a sua carreira aos 20 anos após estudos teológicos.

Figura de topo do novo sistema de justiça — iniciado em 1980, ano seguinte à Revolução Iraniana —, Raisi é tido como o responsável pela execução de milhares de prisioneiros políticos.

Fontes: BBC/Reuters/Le Monde

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project