Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Arranque da campanha com passeatas e festas com artistas 30 Setembro 2021

A campanha eleitoral em Santiago Sul arranca em força na Capital, com fortes movimentações de terreno entre os principais representantes dos sete concorrentes à chefia do Estado de Cabo Verde no pleito de 17 deste mês. Mas o destaque vai para uma passeata na Praia promovida pela candidatura de Hélio Sanches e uma festa organizada pela equipa de Casimiro de Pina no Quintal da Música com a participação de vários artistas nacionais.

Praia:  Arranque da campanha com passeatas e festas com artistas

José Maria Neves, que concorre sob o lema “Djunta Mon, kabésa Y Korason”, que conta com o apoio do partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), dá o pontapé de saída oficial à sua campanha, a partir de São Vicente, onde via realizar com um comício festa em Monte sossego, no final da tarde desta quinta-feira. Neves justifica a sua escolha por São Vicente como mais um sinal do seu compromisso para com uma magistratura de proximidade das pessoas e “descentralização”, em que pretende estar “presente” em todo o território nacional. Trata-se de um gesto “para engrandecer a ilha, “mas também poderia ser qualquer uma das ilhas” de Cabo verde, explica o candidato.

Em Santiago Sul, mais concretamente na capital, a caravana do candidato a «Presidente Necessário» iniciará, a partir das 18H30 desta quinta-feira, 30 de setembro, no largo do Estádio da Várzea, um desfile de carros.

Para o candidato Hélio Sanches, a campanha vai começar com uma passeata com batucadas, a respeitar todas as medidas sanitárias para o combate à COVID-19. A concentração, explica a candidatura, será às 15horas, com o arranque a acontecer às 17 horas, na Avenida Cidade de Lisboa. Uma avenida principal que, segundo a mesma fonte, terá as melhores condições e poder de trazer mais notoriedade a esta ação.

Já o concorrente Fernando Delgado afirmou que no dia zero (30 de setembro) da campanha, também optou por estar presente em São Vicente para a abertura da sua campanha. Para a cidade da praia, diz ter programado uma concentração no bairro da Terra Branca.

O conhecido e recorrente pela terceira vèz ao cargo do PR, combatente Joaquim Monteiro, também estará em São Vicente para a abertura da sua campanha, sendo que, até ao fecho desta reportagem, não pudemos apurar nenhuma ação concreta para assinalar o início do período oficial das campanhas presidenciais, por parte do referido candidato. Este aponta, entretanto, que deverá marcar a presença na capital do país na segunda semana das campanhas eleitorais.

Mas as movimentações políticas na Capital não ficam por aí. O candidato presidencial Casemiro de Pina informa que a sua campanha iniciar-se-á no Quintal da Música, com a atuação de alguns artistas e a presença de apoiantes. Será uma festa “alegre e feliz”, assegura o candidato.

Por seu lado, Gilson Alves, com o seu lema “poder absoluto”, anuncia que o arranque de sua campanha eleitoral em Santiago Sul acontecerá nos dias 8, 9 e 10 em lugares ainda por definir. Em São Vicente, a sua campanha terá início em Morro Branco, esta quinta-feira, devendo prosseguir na zona de Ribeirinha Dois, pelas 22 horas.

Entretanto, não obstante os nossos esforços, ainda não foi possível obter, em Santiago Sul, informações sobre a candidatura presidencial de Carlos Veiga, apoiado pelo MpD (no governo) e pela UCID (oposição, com expressão só em São Vicente). A mandatária para Santiago Norte, Helga Furtado, informou, no entanto, que está prevista uma atividade de massa no bairro de Vila Nova. « “Entretanto, prosseguimos na manhã desta quinta-feira, 30, com um ato central, com a presença do candidato Carlos Veiga, que terá lugar no Bairro de Vila Nova, cidade da Praia, e caminhada por várias artérias da capital cabo-verdiana”, sublinhou.

Na próxima crónica (de 21 horas desta quinta-feira), este jornal trará as primeiras informações da campanha eleitoral nos concelhos de Sã Domingos e da Ribeira Grande de Santiago.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project