LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Presidente destaca legado pan-africanista de Nkwame N’krumah 03 Agosto 2021

O Presidente angolano, João Lourenço, rendeu hoje homenagem ao líder fundador do Gana, Nkwame N’krumah, destacando o seu legado histórico pan-africanista e contributo nas lutas contra a dominação colonial.

Angola: Presidente destaca legado pan-africanista de Nkwame N’krumah

Segundo a Lusa, João Lourenço, que iniciou hoje uma visita de Estado ao Gana, a primeira neste país, percorreu na capital do país, Acra, o Memorial dedicado ao líder fundador do Gana e pan-africanista convicto, Nkwame N’krumah, depositando uma coroa de flores na tumba do histórico político.

De acordo com uma nota dos serviços de imprensa do Presidente, o chefe de Estado angolano escreveu no livro de honra uma mensagem homenageando Nkwame N’krumah pelas "ideias revolucionárias" que "se tornaram fonte de inspiração para os povos de África se lançarem à luta contra a dominação colonial, pelo resgate da sua dignidade, pela liberdade e Independência".

João Lourenço elogiou a "dimensão universal" do estadista ganense, precursor do pan-africanismo que "colocou de forma abnegada o seu saber, a sua visão política e coragem ao serviço das causas nobres da autodeterminação e soberania do Gana" e se destacou por um "legado que perdura no tempo e atravessa gerações".

Kwame Nkrumah foi primeiro-ministro do Gana, depois da independência do país em março de 1957, tornando-se Presidente em 1960.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project