ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente da ADEVIC satisfeito com entrada de seis novos estudantes cegos no ensino superior em 2022 25 Dezembro 2022

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC), Marciano Monteiro, manifestou-se na quinta feira satisfeito com a entrada de seis novos estudantes com deficiência visual para o ensino superior este ano em Cabo Verde.

Presidente da ADEVIC satisfeito com entrada de seis novos estudantes cegos no ensino superior em 2022

Marciano Monteiro, que falava à Inforpress na sequência de um almoço convívio realizado hoje para confraternização entre os membros, adiantou que o ano de 2022, apesar de algumas dificuldades foi um ano “positivo” para a ADEVIC, uma vez que viu seis dos seus associados a integrarem as universidades, quando nos anos anteriores apenas um a dois conseguiram esse feito.

“2022 foi um ano de algumas turbulências, mas não deixou de ser um ano de algum sucesso para nós porque conseguimos realizar várias actividades que tínhamos previsto, sobretudo depois desta retoma, desse novo normal”, disse.

Conforme indicou, neste ano a Associação acabou por reabrir em pleno o lar estudantil, tendo recebido os estudantes de alguns concelhos e de algumas ilhas que tiveram resultados positivos.

“O ano lectivo passado terminou bem e iniciamos este ano lectivo muito bem e para nós é um ano marcante porque é o ano em que temos maior número de pessoas com deficiência visual no ensino superior”, realçou.

Marciano Monteiro adiantou que os alunos entraram para as universidades com direito a bolsa de estudo, e praticamente todos estão integrados, graças ao núcleo para assistência aos alunos com deficiência na Universidade Jean Piaget, que é o estabelecimento de ensino superior com maior número de estudantes associados da ADEVIC.

Prevê para 2023 um ano igualmente auspicioso, já que a associação conta, já no início do ano, receber um lote de materiais didácticos para a escola e para os alunos adquiridos em Portugal com financiamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Para além disso, conta ainda receber alguns equipamentos financiados pela cooperação japonesa.

Nesta quinta-feira, 22, a Associação está a receber, nas suas instalações em Achada São Filipe, os associados de todos os concelhos de Santiago para uma confraternização do Natal, um momento, segundo o presidente, para uma convivência mais próxima e de interacção pessoal.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project