Edna Timas fez estas afirmações durante a cerimónia de abertura do Encontro Nacional de Secretariado que decorre de hoje a 14 de Outubro na Cidade da Praia, sob o lema “Assessoria Executiva: desafiando o novo modelo de mercado”
De acordo com esta responsável, a pandemia da covid-19 imprimiu uma necessidade de readaptação ao sistema de prestação de serviços, execução de tarefas, sem descurar da responsabilidade, produtividade, qualidade e competência.
A profissão, sublinhou a presidente da APSCV, passou por diversas transformações até alcançar o patamar actual, reconhecendo que as organizações apostaram no aprimoramento e inovação visando alcançar os objectivos.
“O secretariado foi e é uma profissão resiliente, através de toda a história enfrentou guerras, catástrofes e outros, mas sempre se reinventou e soube se recolocar. A sua evolução é notória. A partir da década de 30 até aos dias de hoje, com maior inserção da mulher no mercado de trabalho, a profissão do Secretariado passou a ser sobremaneira feminina”, declarou.
Conforme salientou, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e requer profissionais altamente qualificados, capazes de alcançarem resultados satisfatórios, ressaltando que tendo em conta que o Secretariado é exercido maioritariamente por mulheres, o desafio de superação foi maior durante a pandemia da covid-19.
Edna Timas defendeu, neste sentido, a importância de incentivar e preparar estes profissionais para competirem neste extenso mercado, quer a nível nacional ou internacional, considerando que o mercado está em constante transformação e requer profissionais sãos de corpo e de mente, ambientes sustentáveis.
“O escritório do futuro será mais fluido, descentralizado e bastante diferente de hoje e o papel dos profissionais secretários também terá transformação parecida. As exigências continuam as mesmas”, disse, acrescentando que o mercado exige um profissional cada vez mais capacitado e munido de instrumentos para melhor se posicionar.
A APSCV com este evento perspectiva agrupar um número significante de profissionais do nível profissional ao superior, de todas as instituições do ensino, ministérios e organizações da Sociedade Civil, para juntas e juntos desbravarem todos os conhecimentos e oportunidades, estando assim aptas para se integrarem profissionalmente e não só.
Durante o evento vários temas de interesse comum serão abordados, sendo as mais pujantes o domínio das ferramentas digitais, feira de saúde e palestras sobre a saúde das mulheres e em particular o cancro da mama.
O evento tem como finalidade congregar profissionais de Secretariado nacionais e internacionais para juntas e juntos reflectirem sobre a Assessoria Executiva e os desafios do mercado de trabalho em constante transformação, realizar uma Conferência sobre diversos temas relacionados com o secretariado e o empoderamento das mulheres.
Prevê ainda formar 100 mulheres secretárias na área de comunicação, liderança e TIC no Secretariado, realizar uma exposição sobre o Secretariado e fazer a apresentação de dois livros sobre o Secretariado no decorrer do evento.
A Semana com Inforpress