José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos, vitima de doença prolongada, anunciou a Presidência da República angolana.
Numa carta de condolências enviada à Inforpress, o Presidente da Assembleia Nacional afirmou que órgão de soberania considera que o desaparecimento físico de José Eduardo dos Santos é, sem dúvidas, uma grande perda para Angola e seu povo dado o empenho, dedicação e contributo que deu no processo de desenvolvimento daquele país, entre 1987 a 2017.
Austelino Correia reconheceu, igualmente, o papel do antigo Presidente na luta pela libertação de Angola, pela consolidação da independência, na manutenção da paz e da unidade nacional, bem como no fomento das cooperações com os demais países africanos, em especial Cabo Verde, com quem Angola mantem uma forte relação de cooperação e amizade.
“Neste momento de dor e luto a Assembleia Nacional de Cabo Verde manifesta ao povo angolano e à família enlutada as mais sentidas condolências pela irreparável perda daquela que é uma das figuras incontornáveis na história de Angola, na certeza de que sua alma encontrará paz e descanso”, redigiu o Presidente da Assembleia Nacional citado pela Inforpress.