ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente da FAC defende percurso de Amílcar Cabral como inspiração para os jovens 20 Janeiro 2022

O presidente da Fundação Amílcar Cabral (FAC) defende que o percurso de Amílcar Cabral deve servir como inspiração para as novas gerações, mas acredita que actualmente há mais interesse por parte dos jovens sobre esta matéria.

Presidente da FAC defende percurso de Amílcar Cabral como inspiração para os jovens

Pedro Pires defendeu essa ideia em declarações à Inforpress, no âmbito do 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, data que assinala a morte de Amílcar Cabral, em 1973, tendo afirmado que as novas gerações devem fazer um esforço para conhecer a obra de Amílcar Cabral, conhecer a história dessa personalidade que “deu tudo o que tinha a favor da libertação do país, inclusive, a própria vida”.

“Não se pode dar mais do que a vida. Quem dá a vida dá tudo. É por causa disso que merece o nosso reconhecimento e é importante conhecer o percurso de Amílcar Cabral, como inspiração para as novas gerações”, disse, considerando que o papel de preservação da memória é importante, porque “quem não tem história não existe” e o “povo que não tem história não tem futuro”.

No entender de Pedro Pires, que é também combatente da liberdade da Pátria e antigo Presidente da República, vive-se “um tempo muito complicado” e são precisos “ideias e exemplos de figuras inspiradoras” e, neste aspecto, entende que conhecer Amílcar Cabral, analisar, avaliar e valorizar a sua dádiva pessoal para a libertação nacional “é importante”.

Pedro Pires é de opinião que “hoje há muito mais interesse no conhecimento de Amílcar Cabral”, do seu percurso e da sua acção, já que “não é uma questão cabo-verdiana”, lembrando que há algum tempo estiveram reunidos a analisar este assunto, numa “grande conferência sobre Amílcar Cabral”.

“Não acreditamos que o que estamos a fazer esteja perfeito, mas procuramos aperfeiçoa-lo todos os dias. Penso que a visão da vida das novas gerações deve ser neste sentido. Como é que vamos melhorar o que já temos? A questão é essa, o desafio é esse, mesmo em relação ao nosso país, como é que vamos melhorar o que já temos e precisamos de melhorar o que já temos”, frisou.

A FAC tem como objecto a preservação da obra e da memória de Amílcar Cabral, tendo, neste aspecto, já editado tudo que encontrou como trabalho escrito de Amílcar Cabral, mas Pedro Pires defende que para além disso, a obra de Amílcar Cabral não se resume aos escritos, porque há partes importantes que têm a ver com a visão desenvolvida na direcção da luta pela libertação nacional.

Um dos principais propósitos da Fundação Amílcar Cabral é manter viva a memória e os ensinamentos do seu patrono e dos combatentes que dedicaram a sua juventude à causa da luta de libertação e da independência nacional.

Mais do que uma data para celebrar, 20 de Janeiro, dia dos Heróis Nacionais, segundo a FAC, deve constituir um momento de partilha entre gerações, de reflexão sobre os princípios e valores que guiaram os combatentes “que souberam viver a sua época”.

Enquadrado no programa alargado de celebração do centenário do patrono da fundação, que se celebra em Setembro de 2024 e no processo de candidatura do legado documental escrito de Amílcar Cabral à Memória-Mundo da Unesco e considerando a importância transversal do seu legado humanista, cultural, ético, político, filosófico e estratégico, a FAC convida os jovens, as instituições de ensino superior e de investigação, os estudiosos e investigadores a abraçarem esta causa.

Devido ao contexto pandémico da covid-19, a FAC não realiza este ano o programa descentralizado de celebração do Dia dos Heróis Nacionais, mas para marcar o 20 de Janeiro, associa-se a escolas e a outras entidades como associações juvenis na promoção de um dialogo inter-geracional, através de conversas abertas com alunos do ensino secundário e jovens em geral, bem como em actividades diversas de celebração do Dia dos Heróis Nacionais. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project