POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Líder da JPAI pede mais emprego e polo universitário para jovens 24 Novembro 2020

O lider da Juventude do PAICV (JPAI) pede medidas urgentes do governo de Ulisses Correia e Silva para garantir mais emprego aos jovens no Fogo e a criação de condições para que eles possam fixar—se na ilha. Para Fidel Cardoso de Pina, os jovens foguenses têm o direito de pensar e reivindicar um futuro melhor - sugeriu também a criação urgente de um polo univsersitário na região Fogo e Brava.

Fogo: Líder da JPAI pede mais  emprego e polo universitário  para jovens

Para Fidel Cardoso, os jovens foguenses têm o direito de pensar e reivindicar um futuro melhor. “Ademais, podem contar como fontes de referências e inspiração, figuras notáveis da ilha como o poeta Pedro Cardoso, o escritor Henrique Teixeira de Sousa, o antigo Presidente da República e Combatente da Liberdade da Pátria, Comandante Pedro Pires, entre outras personalidades de vulto”.

Neste contexto, Fidel Cardos é da opinião que se afigura necessário e urgente a implementação de políticas públicas ativas para a juventude, que visam debelar o “grave problema” do DESEMPREGO JOVENIL, que afeta sobretudo os jovens das zonais rurais da ilha do vulcão.

“Preocupa-nos imensamente o fato da ilha do Fogo estar a perder, de forma constante e sistemática, jovens quadros capazes que poderiam permanecer na ilha e ajudá-la no seu crescimento e desenvolvimento - emigram sobretudo para Santiago e Estados Unidos da América à procura de alternativas de vida. A juventude deve ser sempre considerada como um dos principais ativos para o desenvolvimento”, realça.

O líder da JPAI acredita que a extinção dos centros de juventude e a falta de visão estratégica, em matéria de políticas de formação profissional, que se vislumbra sobretudo pela falta de alinhamento entre as ofertas de formação e as reais necessidades de desenvolvimento da ilha, são sinais mais do que evidentes da falta de vontade política do atual Governo do MpD em atender os anseios da juventude foguense.

“Por isso, será importante que os jovens sejam interventivos e participativos na vida económica, social e política da Ilha, denunciando os constrangimentos que impedem o seu desenvolvimento, reivindicando os investimentos públicos necessários, bem como uma política de discriminação positiva para a fixação de jovens na ilha”, considera, Cardoso, acrescentando que urge começar-se a pensar no ensino superior na ilha do Fogo, criando um polo universitário para a região Fogo e Brava. Isto, segundo ele, tendo em conta o perfil possivel para o ensino local e as “áreas onde a ilha é um laboratório vivo, como as ligadas à vulcanologia, sismologia, agricultura, com destaque para cultura de videira, do café e da produção industrial e artesanal do vinho, silvicultura, turismo, entre outras. Entretanto, a promessa do Ensino Superior na ilha do Fogo é tão somente, pressgue o responsavel da JPAI, mais umas das falhadas promessas do Governo do MpD.

O jovem político é da opinião que o impato negativo da Covid-19 trouxe sérias consequências na juventude foguense, com destaque para o abandono escolar para os estudantes da ilha, que, por um lado, residem sobretudo nas comunidades mais encravadas. Saleinta, por outro lado, que o mesmo acontece com os que se encontram fora de Cabo Verde ou noutra ilha numa formação profissional e/ou superior e que os seus país/encarregados de educação viram os seus rendimentos serem reduzidos pela suspensão de contratos de trabalho, em muitos casos porque foram para o desemprego e /ou ainda, quando muitos estudantes trabalhadores perderam seu emprego. « É preciso dizer que, infelizmente, temos assistido as reações tardias deste governo nesta matéria tão sensível», sublinhou.

“Assim, é visível que pelos impactos da pandemia e a falta de políticas de emprego e de acesso a formação para juventude foguense, que continuamos com um ’figurino de governação do país’ que em nada capitaliza a juventude como um ativo do desenvolvimento”, conclui Fidel Cardoso de Pina.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project