Em comunicado, a JPD informa que, o longo dos três dias do evento, serão debatidos vários temas, como: “A Segurança e Estabilidade”, “A Integração dos muçulmanos na Europa”, “A Sustentabilidade do Turismo e “A Sustentabilidade da Agricultura”, tendo estes dois últimos particular interesse para Cabo Verde. Isto considerando os desafios que o país tem nestes dois setores “chaves” da economia e a necessidade de se adaptar a agricultura às mudanças climáticas, que têm provocado secas prolongadas nas ilhas do arquipélago.
Segundo os promotores do evento, “Les Jeunes Unis” é uma organização que tem como objetivo promover o conhecimento mútuo, a convivência e os laços entre jovens de diferentes setores sociais nos cinco continentes, sem distinção de raça, religião ou origem social.
Para atingir esse fim, a organização promove a difusão e a prática em todas as suas atividades de um código de valores em que se baseia e que são partilhados por todos os seus membros, com destaque para a educação como mecanismo de realização pessoal e progresso social, a solidariedade, a integração social, a luta contra a pobreza, a tolerância e o respeito à diversidade, a luta por um mundo mais justo, baseado no desenvolvimento económico e tecnológico que respeite a dignidade individual e os equilíbrios ecológicos. CL