AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente da República apela ao voto do maior número de eleitores possível 25 Outubro 2020

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, apelou, hoje, aos cabo-verdianos que saem para votar no máximo número possível, para exprimirem e manifestarem as suas opções, apesar do contexto de pandemia que o País atravessa.

 Presidente da República apela ao voto do maior número de eleitores possível

“O povo, em cada momento, sabe discernir o ritmo, a extensão e a medida da sua participação. O que não quer dizer que nós não apelemos para que o máximo número de pessoas possa votar, mesmo neste contexto de pandemia”, disse, segundo a Inforpress, o chefe de Estado, em declarações à imprensa, momentos depois de exercer o seu direito de voto, numa das mesas em Achada de Santo António, Cidade da Praia.

Segundo ele, o essencial é que o processo decorra bem, estando ciente que é uma “experiência ímpar”, já que são eleições que decorrem numa “situação de limitação e condicionalismo impostos pela pandemia da covid-19”, sublinhando que todas as eleições em Cabo Verde são marcadas por “perfeita normalidade e por demonstração de civismos”.

Jorge Carlos Fonseca manifestou a sua satisfação pela forma como decorreu a campanha eleitoral, “completamente nova, com limitações, eventualmente com violações das regras sanitárias em uma ou outra candidatura”, lembrando que Cabo Verde é uma referência de democracia e de construção de um Estado de direito democrático.

“Vamos ver o que sucede no final da votação. Há sempre o risco de haver em termos relativos menor participação por causa deste contexto que temos, mas na minha opinião, o povo cabo-verdiano age sempre com inteligência, sabe medir bem a dimensão da necessidade do seu exercício do voto”, indicou.

Conforme ainda a Inforpress, Jorge Carlos Fonseca espera que no final os vencedores possam exprimir a sua satisfação, a sua euforia e que os vencidos aceitem os resultados eleitorais e continuem como actores de um processo político, cívico, marcado pela participação, responsabilidade e pela tranquilidade.

Ao nível nacional participa no pleito de hoje um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro), São Vicente (um).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project