ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente da República diz que ilha do Maio está a preparar-se para decolar 08 Julho 2022

O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje que a ilha do Maio está a preparar-se para decolar rumo à transformação, tendo em conta as condições que estão a ser criadas na ilha.

Presidente da República diz que ilha do Maio está a preparar-se para decolar

Na manhã de hoje o Chefe de Estado visitou um estabelecimento hoteleiro onde avançou que a ilha possui “enormes potencialidades” no domínio do turismo e apontando aquela infra-estrutura como um exemplo de investimentos que devem ser realizados na ilha, com vista a se aproveitarem as oportunidades que vão surgindo na ilha.

Conforme afiançou é preciso criar “um mix” para quando houver época alta do turismo internacional na ilha ter infra-estruturas com capacidade para dar respostas e ao mesmo tempo existir infra-estruturas direccionadas para promover o desenvolvimento do turismo interno, nos momentos de baixa procura, salientando, por outro lado, que é preciso resolver o grande constrangimento a nível dos transportes.

“Não só a regularidade, mas sobretudo as tarifas e temos de estudar formas pela via do apoio ao passageiro, reduzindo a tarifa das passagens, porque Cabo Verde só se desenvolverá com mais mobilidade de pessoas e bens”, salientou.

Enfatizou ainda que, se um por um lado, é preciso dar mais poder e mais recursos às ilhas, por outro é preciso que cada ilha se abra mais a Cabo Verde e ao mundo, tendo em conta a perspectiva global de desenvolvimento, o que poderá levar a acelerar o desenvolvimento.

Considerou ainda que o porto vai impulsionar a ligação com a Cidade da Praia, visto que com a sua entrada em funcionamento vai permitir a atracagem de navios “roll on roll off”, precisou, lembrando que “com isso podemos criar mercado para que haja ligação entre Maio e Santiago, mas devemos criar as condições para que, diariamente, haja uma forte ligação marítima entre estas duas ilhas”.

Defendeu que este é o caminho para se acelerar o ritmo de transformação social e económico da ilha.

Ainda nesta manhã José Maria Neves visitou a incubadora “Maio Bussines Center”, durante a qual conheceu o modelo de funcionamento daquela unidade que presta serviço de formação, co-working e mentoria, onde manteve encontro com os jovens que estão a trabalhar os seus planos de negócios.

Segundo avançou, os jovens manifestaram os constrangimentos que enfrentam e que têm a ver com o bloqueio no acesso ao financiamento, pelo que, neste sentido defendeu ser necessário criar ideias inovadoras de financiamento que, na sua opinião, passa por criar um fundo de financiamento para pequenos projectos, de modo a possibilitar aos jovens a realização dos seus sonhos.

“Se todos nós de mãos dadas trabalharmos podemos, com certeza, acelerar o ritmo da transformação das ilhas”, sugeriu. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project