ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente da República quer trabalhar para “levar mais” CEDEAO à Cabo Verde 13 Dezembro 2021

O Presidente da República, José Maria Neves, reiterou hoje, em Abuja, Nigéria, a intenção de Cabo Verde continuar a trabalhar para “levar mais” CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) ao arquipélago.

Presidente da República quer trabalhar para “levar mais” CEDEAO à Cabo Verde

A intenção foi manifestada aos jornalistas, no final da 60ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, tendo sublinhado que esta “ideia já firme” faz parte da estratégia de Cabo Verde de reforçar a sua participação na comunidade.

“Queremos garantir, efectivamente, uma inserção competitiva de Cabo Verde nesta região, e, por outro lado, levar mais CEDEAO à Cabo Verde. Há um bom acolhimento desta ideia, de uma maior participação e de uma presença mais forte de Cabo Verde na nossa comunidade”, frisou.

Segundo o Presidente da República, Cabo Verde está “muito mais presente” na sub-região, apontando o facto, também, de o próprio Governo ter na sua estrutura uma pasta dedicada exclusivamente à integração regional, assim como a abertura, recentemente, em Abuja, de uma embaixada cabo-verdiana, para se poder acompanhar “muito mais de perto” os trabalhos da CEDEAO.

José Maria Neves lembrou, ainda, que a organização tem instituições em Cabo Verde, como é o caso do Centro Regional para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE) e que a comunidade tem um representante que é cabo-verdiana, na Guiné Conacri, ou seja, que o País está a dar os “passos necessários” para estar “mais presente e CEDEAO também muito mais presente em Cabo Verde”.

Na reunião deste sabdo, os chefes de Estado e do Governo dos 15 países da sub-região debateram também a questão da pandemia da covid-19, segundo o Presidente da República, tendo ficado a recomendação de a CEDEAO continuar a trabalhar no sentido de haver uma distribuição mais equitativa das vacinas, pelo menos a curto prazo, para se poder imunizar a população, porque comunidade ainda está com taxa “muito baixa” de vacinação.

A acompanhar o Presidente da República, José Maria Neves, na sessão ordinária que decorreu durante todo o dia de hoje (12/12) esteve o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

A Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO é presidida pelo Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project