José Maria Neves falava à imprensa cabo-verdiana depois de um encontro com a comunidade cabo-verdiana, na noite de quinta-feira, 25, no Centro Cultural de Hollerich (Luxemburgo), no âmbito da sua visita de Estado de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo.
“Globalmente, a comunidade cabo-verdiana está muito bem integrada na sociedade. Haverá sempre desafios, haverá sempre problemas, mas caberá, não só à comunidade, mas também às autoridades cabo-verdianas e luxemburguesas, continuarem a trabalhar para driblar os desafios e garantir a melhor inserção de todos na sociedade”, considerou no final do encontro, que contou com a presença do grão-duque Henri de Luxemburgo.
Para o Presidente da República, o encontro, que durou mais de duas horas e que contou com a participação do ministro das Comunidades, Jorge Santos, e da embaixadora de Cabo Verde no Luxemburgo, Edna Marta, serviu para mostras que há um “grande carinho e um grande e empenhamento” das autoridades luxemburguesas no sentido de uma “melhor inserção” dos cabo-verdianos na sociedade luxemburguesa.
Esse empenho, conforme José Maria Neves, é demonstrado através de medidas para “mitigar os problemas” nas várias áreas, como Educação, Saúde, Ensino Superior e outras.
No encontro, também estiveram elementos da delegação que acompanhou o Presidente da República na visita de Estado, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares e o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.
Nesse encontro com a comunidade cabo-verdiana, que encheu a sala do Centro Cultural de Hollerich, com animação musical a actuação de grupos de batuque no Luxemburgo, a primeira-dama, Débora Carvalho, que estava prevista participar, esteve ausente por se ter sentido mal disposta durante a inauguração da estátua “Sodade”, em homenagem aos cabo-verdianos no Luxemburgo, e teve que ser assistida no hospital no momento do evento.
No último dia da visita do Presidente da República ao Luxemburgo, ele visitou a Usina Elétrica de Our e Escola de Hotelaria e Turismo de Luxemburgo, tendo considerado que a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) é a réplica da luxemburguesa, assim como Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) que é também quase uma réplica do centro desse país europeu.
“O centro de energias renováveis que existe aqui tem dado um contributo essencial para a formação de quadros no domínio não só das energias renováveis, mas também da eficiência energética (…). Visitamos a central de bombagem e produção de energia eléctrica e Cabo Verde vai ter também uma réplica, sendo que nos próximos meses os trabalhos estarão a avançar, alargando as possibilidades da produção de energias limpas no nosso País”, contou.
O Presidente da República viaja hoje para os Países Baixos onde terá um encontro com a comunidade cabo-verdiana nesse país europeu, no sábado, 27, antes de regressar a Cabo Verde.
A Semana com Inforpress