ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente da República vai ser distinguido em Marrocos com o Grande Prémio MEDays’2022 05 Novembro 2022

O Presidente da República vai ser distinguido esta tarde em Marrocos com o Grande Prémio MEDays na 14ª edição do Fórum MEDays, que decorre sob o tema «De Crises em Crises – Rumo a Uma Nova Ordem Mundial?”.

Presidente da República vai ser distinguido em Marrocos com o Grande Prémio MEDays’2022

De acordo com um comunicado da Presidência da República citado pela Infrpress, trata-se um galardão atribuído, todos os anos, a países, personalidades, instituições, organizações ou empresas que tenham contribuído decisivamente para o desenvolvimento dos países do Sul, ou que tenham um valor acrescentado real na melhoria das relações Norte-Sul ou Sul-Sul.

Até 2019, os principais vencedores foram o Rei Mohammed VI, Prémio MEDays de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, MEDays 2009; Macky Sall, Presidente do Senegal, 2019; Paul Kagamé, 2015; Mehdi Jomaa, antigo primeiro-ministro da Tunísia, 2014; Diouncounda Traoré, antigo presidente interino do Mali, 2013; Abdullah Abdullah, antigo líder da oposição Afegã, 2010 e Morgan Tsvangirai, antigo Primeiro Ministro do Zimbábue, 2008”, refere a missiva.

José Maria Neves, que vai presidir esta tarde ao encerramento da 14ª edição do Fórum MEDays 2022, que decorre sob o tema «De Crises em Crises – Rumo a Uma Nova Ordem”, tem também agendado um encontro bilateral com o seu homólogo da Libéria, Georges Weah e realiza uma visita ao Porto de Tânger MED.

De Marrocos, o chefe de Estado segue para a Sharm El Sheikh, no Egipto, para participar na Cimeira de Líderes Mundiais no quadro da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, evento que junta mais de 90 chefes de estado de várias latitudes que estarão a refletir sobre o enorme desafio que o mundo e os pequenos países insulares em particular enfrentam, que são as alterações climáticas.

Segundo ainda a Inforpress que cita fontes oficiais, o chefe de Estado cabo-verdiano proferirá uma declaração no segmento de alto nível da cimeira durante os dois blocos de mesas-redondas de alto nível, que acontecem em paralelo, e fará duas importantes intervenções sobre os temas “Financiamento inovador para o clima e desenvolvimento” e “Investindo no futuro da energia: Hidrogénio Verde”.

Dos painéis destacam-se ainda temas como “Financiamento Inovador para o Clima e Desenvolvimento”, o “Investimento no Futuro da Energia-hidrogénio Verde segurança hídrica», a “Transição justa”, a “Segurança alimentar” e as “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade de Comunidades Vulneráveis”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project