ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente de Angola inicia este domingo uma visita de estado de três dias a Cabo Verde 11 Mar�o 2022

A convite do seu homólogo José Maria Neves, o Presidente da República de Angola realiza, a partir deste domingo,13, prolongando-se até ao dia 16 de março, uma visita de Estado a Cabo Verde. Para o Palácio do Plateau, esta visita de João Lourenço «constitui mais um testemunho das históricas relações de fraternidade e amizade» existentes entre os povos dos dois países.

Presidente de Angola inicia este domingo uma visita de estado de três dias a Cabo Verde

Segundo um comunicado remetido ao ASemanaonline, o Presidente João Lourenço será acompanhado da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, dos Ministros das Relações Exteriores e dos Transportes e de altos funcionários da Presidência da República de Angola. Cumprirá, de 13 a 16 deste mês, um intenso programa de trabalho na Praia e no Mindelo.

«Na capital é de se destacar o encontro entre os dois Chefes de Estado, no Palácio do Presidente da República, a intervenção de Sua Excelência o Presidente de Angola numa Sessão especial do Parlamento Cabo-verdiano, a convite de Sua Excelência o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e um encontro com Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo, ocasião em que testemunhará a assinatura de importantes Acordos entre as partes», lê-se na nota a que este jornal teve acesso.

A mesma fonte destaca ainda a receção das chaves da Cidade das mãos do Edil da Praia Francisco de Carvalho e momentos de grande simbolismo, como os da deposição de coroa de flores no Memorial de Amílcar Cabral e da visita à Fundação Amílcar Cabral presidida pelo comandante Pedro Pires. Deverá, por outro lado, efetuar uma visita à Inpharma - empresa nacional de produção e exportação de medicamentos.

Em Mindelo, os Presidentes de Cabo Verde e de Angola visitarão pontos de interesse económico, tais como a Frescomar e a Estação de Produção de Água dessalinizada, após o Presidente João Lourenço receber as Chaves da Cidade de Mindelo das mãos do Edil Augusto Neves. Está ainda prevista uma visita à Universidade Técnica do Atlântico, além de uma cerimónia solene no Palácio do Povo.

Esta deslocação do Presidente João Lourenço a Cabo Verde surge em retribuição à visita de estado que o seu homólogo José Maria Neves efetuou à Angola, em Janeiro último. Espera-se que vem contribuir para consolidar as relações de amizade e cooperação entre os dois países e conferir ao relacionamento bilateral uma dimensão consentânea à longa história comum, à intensa sintonia cultural e ao excelente entendimento político que sempre vigorou entre Angola e Cabo Verde.

«A presença do Presidente Angolano em Cabo Verde vem confirmar a vontade das partes em elevar as excelentes relações existentes, para uma autêntica parceria estratégica entre os dois países», destaca o comunicado que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project