POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Presidente do PAICV visita Boa Vista com inquietações da ilha na agenda 24 Maio 2019

A Presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, desloca-se à Ilha da Boa Vista, esta sexta, 24, para uma missão de três dias. O incumprimento das promessas do atual Governo constitui uma das preocupações agendadas pela líder tambarina, além de visitas às diversas localidades, encontros com as estruturas do Partido e militantes e com população na cidade de Sal-Rei.

Presidente do PAICV visita Boa Vista com inquietações da ilha na agenda

Durante a sua estadia na Ilha das Dunas, Janira priorizará contactos porta-a-porta às várias localidades e encontros com as forças vivas, as confissões religiosas e as estruturas locais do seu Partido.

Mas o destaque vai para um encontro com a população, no Centro da Juventude de Sal-Rei, na tarde do próximo sábado. Tudo com o objetivo de debater com os boavistenses e residentes locais as perspetivas de desenvolvimento de Cabo Verde, com especial enfoque à Ilha.

A líder do mair o partido da oposição considera que estes três anos de governação do Movimento para a Democracia (MpD) foram marcados por uma grande falha no cumprimento das promessas, seja a nível do crescimento económico, na geração de emprego, na transparência na gestão dos recursos públicos, na diminuição das assimetrias regionais e no acesso à saúde, à habitação e à educação.

"Com efeito, a taxa de crescimento económico está aquém daquela que foi prometida, já foram destruídos 15 mil empregos em 2017 e 2018. O financiamento às empresas continua sendo uma miragem e as políticas sociais vão minguando, deixando no abandono, milhares de famílias carenciadas deste país", aponta.

Boa Vista sem perspectivas e proposta da agenda de transformação

Para a Presidente do PAICV, as principais preocupações da população boavistense, prendem-se com a falta de perspetivas para os jovens que terminam os estudos, bem como questões relativas à insegurança, ao deficiente saneamento do meio, ao limitado acesso à água, bem como à ausência de políticas de investimentos públicos e às más condições de habitabilidade dos trabalhadores dos grandes resorts turísticos. "Esta situação vem ocorrendo um pouco por todo o arquipélago e sabe-se que existe uma percentagem significativa de jovens sem rumo, que vive no Bairro da Boa Esperança", fez questão de realçar.

Referindo-se ao deserto de ideias inovadoras por parte da atual Governação de Ulisses Correia e Silva, Janira Hopffer Almada defende que é preciso avançar com uma agenda de transformação económica e com reformas estruturantes, que promovam a consolidação de setores estratégicos e se traduzam num crescimento económico, que seja inclusivo. Entretanto, o líder do PAICV acredita que «é possível fazer mais e melhor, por Cabo Verde e por Boa Vista».

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project