SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Embaixadora de Portugal visita Santa Catarina com educação na agenda 19 Fevereiro 2018

A convite do Presidente Beto Alves, a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, vai realizar, na próxima sexta-feira,23, uma vista oficial ao Município de Santa Catarina de Santiago. A diplomata vai cumprir um programa de trabalho focado na educação e nos vistos para estudantes cabo-verdianos em Portugal.

Embaixadora de Portugal visita Santa Catarina com educação na agenda

A convite do Presidente Beto Alves, a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, vai realizar, na próxima sexta-feira,13, uma vista oficial ao Município de Santa Catarina de Santiago. A diplomata vai cumprir um programa de trabalho focado na educação e vistos de estudantes em Portugal.

Conforme o programa já definido, a diplomata lusa vai ter uma agenda centrada na Educação. Após uma reunião de trabalho com o Presidente Beto Alves e a sua equipa, Helena Paiva vai visitar os jardins infantis de Nhagar e Mancholy, os liceus Napoleão Fernandes e Amílcar Cabral, bem assim a Biblioteca Municipal.

Em comunicado, anuncia a Câmara que o Edil de Santa Catarina pretende dar conta a Helena Paiva do sistema de ensino sediado em Santa Catarina e da sua visita a estabelecimentos de ensino aquando da sua deslocação a Portugal, onde contactou com alunos cabo-verdianos e tomou nota de alguns constrangimentos que ali enfrentam.

«Beto Alves vai ainda manifestar a sua preocupação em matéria de concessão de vistos a estudantes cabo-verdianos, já que as dificuldades que vêm sendo criadas obstam à implementação dos protocolos de cooperação descentralizada firmados entre a Câmara Municipal de Santa Catarina e várias instituições de ensino portuguesas», diz a nota que vimos citando.

É de recordar que, na sua recente visita a Portugal, o Presidente Beto Alves foi, a título de exemplo, confrontado com o facto dos 45 alunos santacatarinenses matriculados na Escola Profissional da Marinha Grande, apenas dois receberam visto. Isto apesar da referida Escola garantir todas as necessidades destes jovens, nomeadamente em matéria de alojamento, de alimentação e transporte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project