POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro-Ministro realiza visita oficial a Angola 28 Abril 2018

Primeiro-Ministro realiza visita oficial a Angola

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde começa, a partir desta sábado,28, prolongando-se até o dia 30, uma visita oficial de três à Republica de Angola . Ulisses Correia e Silva chefia uma delegação integrada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e pelo ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire. O objectivo é relançar as relações de amizade e cooperação entre Praia e Luanda e inteirar-se das inquietações da comunidade cabo-verdiana radicada na pátria de Agostinho Neto.

Durante a sua estada em Angola, o chefe de governo de Cabo Verde manterá encontros bilaterais com individualidades angolanas, assim como reuniões com empresários e visitas à comunidade cabo-verdiana residente nesse país africano de língua oficial portuguesa.

Conforme o Palácio da Várzea, esta é a primeira visita de Ulisses Correia e Silva enquanto chefe do Governo cabo-verdiano à Angola. Um país com o qual Cabo Verde está a promover o reforço e o desenvolvimento de mecanismos eficazes de cooperação e aprofundar a histórica relação entre os dois Estados, elevando-a a um novo patamar e com um novo sentido. Ou seja, vai estar assente em bases que sustentem uma Parceria Estratégica diversificada, com enfoque no diálogo político permanente e ao mais alto nível e, numa cooperação económica e empresarial mutuamente vantajosa.

A fazer fé nas mesmas fontes, as relações entre Cabo Verde e Angola remontam os primórdios da luta de libertação nacional, portanto, anterior à independência, em que se deslocou a esse país da África austral um grande número de cabo-verdianos, que hoje constituem uma comunidade com mais de três gerações devidamente integradas na sociedade angolana. Os dois países gozam igualmente de excelentes relações políticas com frequentes concertações político-diplomáticas, quer bilateral, quer a nível multilateral no seio dos PALOP, CPLP e ainda nas várias organizações internacionais de que ambos são membros, como a União Africana e ONU.

Esta visita oficial do Chefe do Governo cabo-verdiano a Angola acontece num momento em que há convicção de ambas as partes em reforçar e melhorar ainda mais as relações bilaterais, comerciais e o diálogo político, concluem as fontes governamentais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project