ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro-ministro: É com “audácia” que se deve encarar a “luta comum” pela igualdade e equidade de género em Cabo Verde 09 Mar�o 2019

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva defendeu hoje, na Cidade da Praia, que é com “audácia” que se deve encarar a “luta comum” pela igualdade e equidade de género em Cabo Verde.

Primeiro-ministro: É com “audácia” que se deve encarar a “luta comum” pela igualdade e equidade de género em Cabo Verde

Ulisses Correia e Silva fez essas considerações no seu discurso de celebração do Dia Internacional das Mulheres, que se assinala hoje, 08 de Março, sob o lema “Pense de maneira igual, desenvolva de maneira inteligente, inove para a mudança, centrado em formas inovadoras para a defesa da igualdade de género e acesso aos serviços de protecção social”.

Para o chefe do Governo citado pela Inforpress, é igualmente preciso mais oportunidades, maior participação política, um combate assertivo à violência baseada no género, combater estereótipos, educar e formar para uma sociedade mais justa e com respeito pela diversidade.

“Mas também é preciso celebrar e evidenciar casos de sucessos de mulheres que se destacam nas diversas profissões e em diversas actividades (…) sem necessidade de paternalismos, mas sim de um ambiente político, social e económico favorável ao desenvolvimento e aplicação de todas as suas capacidade e competências”, acrescentou.

Por isso, adiantou que o Governo está a implementar “bons exemplos e boas práticas” com o destaque para a transversalidade da abordagem do género nas políticas de educação, formação, saúde, integração e inclusão social e cidadania, assim como na área económica para a criação de emprego.

“Mas também defendemos que a prática não deve ser apenas reivindicativa, mas também afirmativa”, advertiu, segundo a mesma fonte.

O Dia Internacional das Mulheres, 08 de Março, é uma data a nível mundial como momento de reflexão sobre os progressos alcançados e de chamada de atenção para a mudança necessária, bem como de celebração de actos de coragem e determinação realizados por mulheres que têm desempenado um papel extraordinário na história dos seus países e suas comunidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project