ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro – ministro: Transmitir para a sociedade a ideia de que a covid-19 é uma brincadeira, poderá colocar em risco muitas outras pessoas 07 Maio 2020

O primeiro-ministro alertou hoje que transmitir à sociedade a ideia de que a covid-19 é uma brincadeira, poderá “colocar em risco” outras pessoas que não são tão saudáveis ou tão jovens quanto os que “abrem o peito” ao vírus.

Primeiro –  ministro: Transmitir para a sociedade a ideia de que a covid-19 é uma brincadeira, poderá colocar em risco muitas outras pessoas

Ulisses Correia e Silva fez esta observação na rede social, explicando que não se pode mostrar músculos à covid-19, mas sim “ser inteligente no seu combate”, cumprir as regras e as instruções das autoridades e “não induzir nos outros” comportamentos que só prejudicam a todos.

Segundo Ulisses Correia, durante o isolamento “é exigido um comportamento responsável”, pois, não é um espaço para festas e nem para minimizar os efeitos do vírus.

De acordo com o chefe do Governo, o isolamento de pessoas infectadas com a covid-19 não deve ser visto como um castigo e nem como a marcação da pessoa infectada junto da sociedade e da comunidade onde ela vive.

Pelo contrário, afirmou, é um acto que deve ser valorizado positivamente.

“A pessoa infectada, sem sintomas de doença, que vai para o isolamento está a contribuir para que o vírus não propague, não atinja outras pessoas”, pode-se ler na publicação.

Por outro lado, disse, estando em isolamento estará a ser seguido e mais facilmente será sujeito a intervenção médica se a infecção evoluir para a doença.

“Cada assintomático recuperado deve ser motivo de celebração”, salientou, atestando que não deve haver drama na entrada para o isolamento, mas na a saída deve haver sim celebração porque uma vez recuperada, a pessoa que estava infectada não transmitirá o vírus a outras pessoas.

“Deve ser celebrada porque a pessoa deu uma contribuição positiva para a redução da transmissão do vírus”, atestou.

Conforme Correia e Silva, quanto menos transmissões houver, mais controlada será a propagação do vírus, mais rapidamente todos se libertam das restrições mais duras à vida social e económica que todos estão a viver e a sentir.

Avançou ainda que à data de seis de Maio, registam-se no país 191 casos positivos, 38 estão recuperados.

“Por cada novo caso recuperado, celebremos e reforcemos o compromisso com o combate à covid-19. Cabo Verde agradece”, finalizou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project