ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PM diz que visita do Presidente Teodoro Obiang a Cabo Verde abre “boas perspectivas” de cooperação e congratula-se com a decisão do atual poder acabar com pena de morte naquele país 17 Abril 2019

O primeiro-ministro disse hoje que a visita do Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang, a Cabo Verde abre “boas perspectivas” de cooperação bilateral do ponto de vista empresarial e institucional, nomeadamente em áreas como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).Ulisses Correia e Silva diz congratular-se com «a decisão da Guiné-Equatorial em abolir a pena de morte”, segundo a garantia que recebeu do Presidente Obiang.

PM diz que visita do Presidente Teodoro Obiang a Cabo Verde abre “boas perspectivas” de cooperação e congratula-se com a decisão do atual poder  acabar com pena de morte naquele país

Segundo o chefe do Governo, no domínio das TIC a cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Equatorial pode ser feita não só a nível da experiência do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), que é uma instituição pública, como também a nível do sector privado.

O Primeiro-ministro fez essas considerações à imprensa à saída do encontro com o Presidente Teodoro Obiang, antes de este ser recebido pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, em cerimonia que decorreu no salão de banquetes.

Ainda sobre a vertente económica, avançou à imprensa, referida pela Inforpress, que se abrem perspectivas para a indústria farmacêutica nacional exportar para a Guiné-Equatorial, além de uma “abertura total” para o desenvolvimento do comércio entre os dois Estados, incluindo o sector do turismo.

“Congratulamo-nos com a decisão da Guiné-Equatorial em abolir a pena de morte”, sublinhou o chefe do Governo que adiantou ter recebido garantias de Teodoro Obiang que tal decisão vai ser concretizada este ano.

De acordo com Ulisses Correia e Silva, Obiang assegurou-lhe que o seu país vai encetar um “conjunto de reformas institucionais” para tornar a Guiné-Equatorial um “Estado de Direito Democrático respeitado”.

“Para Cabo Verde, isto é uma boa notícia, assim como para a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)”, realçou o primeiro-ministro, acrescentando que também abordou com o chefe de Estado da Guiné-Equatorial sobre os esforços e o investimento necessário na língua portuguesa, salienta a fonte referida.

Para Ulisses Correia e Silva, no quadro do investimento na língua de Camões na Guiné-Equatorial, há um “engajamento reforçado” no sentido de os professores cabo-verdianos ou de outros países membros da CPLP irem para lá ensinar a língua portuguesa.

Na sua perspectiva, existe ainda a possibilidade de estudantes equato-guineenses frequentarem cursos em Cabo Verde.

Anunciou ainda que vai ser desenvolvida uma “parceria especial” com o Instituto de Língua Portuguesa (ILP), que está sediado na Cidade da Praia, para que a “integração plena” da Guiné-Equatorial na CPLP seja “uma realidade, quer do ponto de vista político, quer do ponto de vista da língua”.

A Guiné-Equatorial é o único país membro da CPLP onde ainda vigora a pena de morte. Na recente cimeira entre Cabo Verde e Portugal, o primeiro-ministro português, António Costa, em conferencia de imprensa, mostrou-se impaciente com situação dos direitos humanos nesse país.

“Com toda a franqueza, temos de insistir junto da Guiné Equatorial que, se quer permanecer na CPLP, tem de se rever no quadro comum de valores” da CPLP: “Liberdade, democracia, respeito pelos direitos humanos, dignidade da pessoa humana”, enfatizou o chefe do Governo português, concluindo que a pena é “absolutamente incompatível” com esses valores.

Instado se sentiu que a declaração feita em Lisboa criou um mal-estar ao Presidente da Guiné-Equatorial, Correia e Silva respondeu nesses termos: “Estas questões já vinham sendo discutidas. Não são questões tabu. A Guiné-Equatorial quer, de facto, fazer progressos evidentes e há uma declaração inequívoca do Presidente Obiang nesse sentido”, refere a fonte que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project