Em comunicado, o Palácio da Várzea informa que o Governo de Cabo Verde promove a conferência “Desenvolvimento Regional” sobre o tema o “Desenvolvimento das ilhas”, com o propósito de partilhar a visão do desenvolvimento Local e Regional e informar sobre os objetivos, as metas, as reformas, as medidas de política e os investimentos realizados, em curso e previstos no horizonte 2017/2021. «A conferência enquadra-se numa perspectiva macro de levar o Estado da Nação ao povo das ilhas, bem como auscultar as suas preocupações. O Primeiro-ministro, acompanhado de uma Comitiva composta por vários membros do Governo, dará a conhecer aos cabo-verdianos as principais reformas, medidas e investimentos públicos e privados realizados e em curso com impacto na dinamização da economia das ilhas e na vida das pessoas», destaca o documento.
Conforme a mesma fonte, o executivo pretende, com isso, debater o estado do país com as pessoas, nos municípios e nas ilhas de Cabo Verde, estribando-se em todos os setores, desde o turismo, à agricultura, pecuária e agro-indústria, passando pela economia nas suas mais variadas vertentes, às indústrias transformadoras, cultura e indústrias criativas, transportes aéreos e marítimos, requalificação urbana e ambiental, desencravamento de localidades, enfim abrangendo de forma transversal todos os eixos da governação.
Fórum Cabo Verde Investimento
Na agenda de vista à ilha do Sal, o maior destaque vai para a realização da primeira edição do “ Cabo Verde Investment Forum – CVIF” sobre o tema “Transformar Cabo Verde num país plataforma no Atlântico Médio”, entre os dias 1, 2 e 3, cuja cerimónia de abertura, marcada para às 09H30, no Hotel Hilton, será presidida por Ulisses Correia e Silva.
O evento (ver este jornal) é destinado a investidores e empresários nacionais e internacionais, instituições financeiras e parceiros de desenvolvimento e enquadra-se na estratégia do Governo de implementação de políticas de atração de investimentos para o país. O mesmo visa construir parcerias, particularmente com o setor privad, para a materialização de negócios, bem como mobilizar recursos que contribuam para o crescimento económico sustentável e a criação de empregos em Cabo Verde.
À margem do CVIF, o Chefe do Executivo recebe em visita de cortesia, o Diretor Regional da IFC, o novo Diretor para Países (Country Director) do Banco Mundial, o Diretor Executivo da Região África do Banco Mundial e uma audiência conjunta com 14 Investidores/Empresários participantes do Fórum, refere o programa da visita do PM à ilha mais turística de Cabo Verde remetido ao Asemanaonline.