INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro-ministro italiano demite-se 26 Janeiro 2021

O Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte entregou, esta terça-feira, 26, a sua demissão ao Presidente da República Sergio Mattarella, conforme divulgou, a agência de notícias italiana.

Primeiro-ministro italiano demite-se

Giuseppe Conte entregou, esta terça-feira, a sua demissão ao Presidente da República Sergio Mattarella, divulgou a agência de notícias italiana (ANSA). “A decisão surge devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi”, conforme o “Notícias ao Minuto”.

A intenção de demissão foi antes apresentada ao Conselho de Ministros pelas 09:00 horas locais (08h00 em Lisboa), sessão essa, que terminou com um momento carinhoso e de aplausos a Conte, reporta a ANSA.

“A intenção de Conte é conseguir que o chefe de Estado italiano proceda a uma nova nomeação para formação de Governo, a terceira em dois anos e meio, que permita ultrapassar a falta de apoio no Senado, após o abandono da coligação por parte do partido de Matteo Renzi”, diz a nossa fonte.

Após semanas de críticas ao governo de Giuseppe Conte, nomeadamente sobre a gestão da pandemia e o programa de estímulo para aplicar mais de 200 mil milhões de euros a disponibilizar pela União Europeia (UE), no quadro do relançamento económico e do combate à crise sanitária, Matteo Renzi abriu uma crise política.

“Na passada semana, Conte pediu ao Senado uma manifestação de apoio ao seu Governo, que tinha obtido no dia 17 de Janeiro na Câmara de Deputados, mas falhou os 161 votos necessários para obter a maioria absoluta na câmara alta do Parlamento”, escreve a nossa fonte, acrescentando que o abandono da coligação por parte do Itália Viva levou à demissão das duas ministras desta formação governamental e deixou o Primeiro-ministro sem a maioria no Senado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project