ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro-ministro reafirma o seu firme compromisso com a capital do País e promete ser “um bom parceiro” 20 Novembro 2020

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reafirmou hoje o seu compromisso com a capital do País e prometeu ao novo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, ser “um bom parceiro” na complementaridade, subsidiariedade, respeito e transparência.

Primeiro-ministro reafirma o seu firme compromisso com a capital do País e promete ser “um bom parceiro”

Durante a cerimónia de investidura de Francisco Carvalho, como o novo presidente da autarquia da Praia, saída das eleições autárquicas de 25 de Outubro, o chefe do Governo fez questão de realçar que desde 2016 a sua equipa introduziu uma nova atitude do relacionamento com os municípios e que não a mudará em função de resultados eleitorais.

O chefe do Governo manifestou-se determinado em “manter e reforçar” as medidas de protecção social ao emprego, às empresas e ao rendimento e trabalhar para o relançamento da economia junto com as câmaras municipais, empresas e organizações da sociedade civil.

Garantiu que parceria, complementaridade, subsidiariedade, respeito e transparência nas relações entre o Governo e as câmaras municipais vieram para continuar com respeito pela lei, pelas regras da boa convivência democrática, atitude que, realçou, “não se altera com os resultados eleitorais”, no quadro da consolidação da democracia.

“A Praia avançou muito nos últimos anos. É a capital de Cabo Verde, de todos nós, deve ser bem cuidada e aprimorada para ser cada vez mais atractiva, para viver, visitar e investir. Ninguém ignora a complexidade da gestão de um município como a Praia, onde reside cerca de 1/4 da população cabo-verdiana”, referiu.

Num acto marcado pela restrição imposta pela pandemia do novo coronavírus, o primeiro-ministro augurou a todos os empossados sucessos nesta nova missão de governar a Cidade da Praia, enquanto capital de Cabo Verde, que integra “uma grande diversidade de situações como a economia, o desenvolvimento social, a urbanização e as questões ambientais”.

Correia e Silva defendeu que Praia, enquanto município, exige abordagens estruturadas e com sentido estratégico de longo prazo para dinamizar mais a economia, criar empregos, urbanizar os bairros, e massificar o acesso a bens básicos como a água, o saneamento e fazer com que muitas famílias saiam da situação da pobreza.

Já a nova presidente da Assembleia Municipal da Praia, Clara Marques, também eleita pela lista do PAICV, prometeu trabalhar para dar mais visibilidade e autonomia a este órgão de fiscalização da Câmara Municipal da Praia.

Francisco Carvalho, eleito nas eleições autárquicas mais concorridas em Cabo Verde, é o quinto presidente da Câmara Municipal da Praia, eleito democraticamente, depois de Jacinto Santos (MpD), Felisberto Vieira (PAICV), Ulisses Correia e Silva (MpD) e Óscar Santos (MpD). A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project