A visita que aconteceu no terceiro e penúltimo dia da visita oficial do Executivo cabo-verdiano ao Reino de Marrocos, se enquadra nas ambições do Governo em levar adiante o projecto da Zona Económica Especial e Marítima em São Vicente (ZEEM).
Em declarações à imprensa após visitar o Porto de Tanger, Ulisses Correia e Silva, asseverou ter convidado a administração e o seu staff a visitarem a ilha de São Vicente para conhecerem o projecto da ZEEM, visando a troca de experiência quanto ao modelo de governança existente e que tem funcionado “muito bem” com a actividade industrial para a exportação.
“Relativamente ao processo de concessão dos portos, vamos contar com o apoio técnico e partilha de experiências do Tânger Med para a definição de um bom conceito e procedimentos contratuais”, acrescentou.
Ulisses Correia e Silva, que esteve em Rabat e Tanger, terminou a sua missão com uma visita à Universidade Euro-Méditerranéenne, em Fés.
O Tanger Med foi construído em 2007, ocupa há alguns anos o primeiro lugar no continente africano e no Mediterrâneo, e recebe 20 por cento do tráfego marítimo global.
A Semana com Inforpress