LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Princenzito lança livro «Tarafal di Tarafi” do escritor Júlio Mante 29 Agosto 2019

O poeta, músico e compositor Princezito, que é também autor do prefácio, apresenta esta sexta-feira, 30, o livro “Tarafal di Tarafi” do escritor tarrafalense Júlio Mante “Nhamunana”. Segundo a organização, o lançamento da obra acontece pelas 16h00 no Centro Cultural Norberto Tavares.

Princenzito lança livro «Tarafal di Tarafi” do escritor  Júlio Mante

“Esta obra é mais uma pedra para a construção da crioulidade e do crioulismo. Crioulidade porque vai trazer valores culturais, que muitos desconhecem, e vai servir de semente para a nossa identidade. Crioulismo porque tem alto valor linguístico, pela forma que foi escrita e pela estética»,escreve Princezito no prefácio de “Tarafal di Tarafi”.

Segundo a mesma fonte, neste livro encontra-se muitas coisas que, para quem sabe falar o crioulo, não é difícil descobrir: provérbios, finação, conversas, poesia popular e um pouco de filosofia caboverdiana - esta última é resultado de um exercício intelectual que começou com a formação e evolução do homem caboverdiano.

Para a produção, o autor vai estrear-se, mas a obra é madura. «Madura, porque é um sentimento antigo traduzido pela necessidade do agora. Tem coisas que se o Júlio Mante não tinha escrito, iriam perder-se e apagar-se da memória para sempre”.

Júlio Mante, o autor

Para a fonte referida, Júlio Soares Tavares Silva, mais conhecido por Júlio Mante e de pseudónimo “Nhamunana”, nasceu no alto de Monte Iria, subúrbio do Concelho do Tarrafal de Santiago, na Vila do Mangui, no dia 23 de novembro de 1960, às sete horas da manhã, ao nascer do sol.

«Originário de uma família tradicional, desde muito cedo, ainda criança começou a contar estórias tradicionais na “podjal” (na rua) para os colegas e vizinhos na localidade de Monte Iria. Mais tarde, por influência da sua tia Nhinha de Nhamunana e do seu tio Djuze de Kurs, passou a escrever finação, “konbersu sabi” e poesia, tanto em crioulo como em português», descreve a nota do autor.

Revela a mesma fonte, que Júlio Colabora em vários programas de cariz cultural, como o programa “ASTIA” que é apresentado por Carlos Ferreira, e há mais de 15 anos tem sido um assíduo colaborador de programas musicais e de poesia, apresentados semanalmente na Rádio de Cabo Verde pelo jornalista Luís de Sousa Lobo.

Mais: Participa com dois textos, numa coletânea de estórias tradicionais, recentemente publicada em três línguas diferentes: crioulo, português e francês.

Além deste projeto “Tarafal di Tarafi”, ele tem em andamento mais dois trabalhos em condições de serem publicados, sendo um em português, com o título “Os meus Poemas” e o outro em crioulo, intitulado “Rakodja”.

Professor do Ensino Básico Integrado no Pólo 1-A, escola da Ex-EBC do Tarrafal, foi Vereador da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal do Tarrafal, entre 1996 e 2000, e fundador de vários grupos e associações socio-culturais neste concelho.

Júlio Soares Tavares Silva é também Presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ALTAS, Associação Literária de Tarrafal de Santiago.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project