LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Princezito apresenta livro "Manual di Mudjer" em Lisboa 19 Novembro 2021

O autor Carlos Alberto Sousa Mendes, mais conhecido por "Princezito", em parceria com a Ragaladu Editora e o Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) apresenta este sábado, 20, no Centro Cultural de Cabo Verde, localizado na Rua de São Bento, em Lisboa, o livro "Manual di Mudjer". A apresentação estará a cargo de Suzano Costa e ainda contará com um momento cultural com declamações de alguns títulos da obra e também, com um desfile de t-shirts do projeto Kriolart, de Delson Martins.

Princezito apresenta livro

De acordo com o autor, o "Manual di Mudjer" é um livro de finason, poesia cantada de Cabo Verde, texto em versos, cujo idioma veicular é a língua cabo-verdiana. "Tem uma temática diversificada, dialogante com a poesia clássica cabo-verdiana, e totalmente centrada no feminino. Mar, Terra, Amor, Mulher, Cultura da Paz, Metaliteratura são apenas alguns dos temas", diz, em comunicado.

A obra contém quatro capítulos ou cadernos, de género textual fluido, somando poesia em versos com categorias da narrativa (da prosa). "É um livro inovador. Um terno gesto de homenagem à mulher, um especial olhar a partir da nova masculinidade.

Ainda, conforme Princezito, o livro assume claramente, uma função social de respeito mútuo entre os sexos/géneros, a promoção da cultura da paz e a construção de afetos recíprocos. "Transversalmente, tem uma função pedagógica, sem verticalidade, mas usando o humor sadio e a soma de positividades", mostra.

Trajetória do livro

A obra já viajou por diversas ilhas e concelhos de Cabo Verde, entre os quais, Maio, Sal e Fogo, Praia, Tarrafal, Ribeira Grande e Calheta, na ilha de Santiago. Entidades políticas e instituições de cariz humanitário receberam o Autor e o encorajaram pela positiva a mensagem de Manual di Mudjer. Delas se destacam a então Líder Parlamentar do MpD, a Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e o Presidente da Câmara Municipal. da Ribeira Grande de Santiago. Do mesmo modo, o livro recebeu elogios da Presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género e da Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania.

"Manual di Mudjer" integra o corpus de uma tese de Doutoramento em Letras e Ciências Sociais e faz parte da lista de leituras dos estudantes de Literatura Cabo-verdiana, do 3º Ano do Curso de Letras da maior universidade do País, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project