ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Produção industrial aumentou 6,1% em Cabo Verde no terceiro trimestre – INE 22 Dezembro 2022

A produção industrial aumentou 6,1% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Produção industrial aumentou 6,1% em Cabo Verde no terceiro trimestre – INE

De acordo com os indicadores da indústria a curto prazo, entre julho e setembro a produção industrial registou uma diminuição de 12,5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e em termos trimestrais registou uma diminuição de 3,2%.

No período em análise, as secções da indústria transformadora e indústria de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado, concluiu o INE, indicando que as restantes secções apresentam uma contribuição negativa para a variação do índice.

Quanto aos preços na produção industrial, aumentaram 20,8% no terceiro trimestre de 2022 relativamente ao trimestre homólogo, tendo sido influenciados pelo agrupamento das indústrias de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e indústria transformadora.

Por sua vez, o índice de volume de negócios aumentou 29,7%, em relação ao trimestre anterior, ainda segundo o instituto cabo-verdiano.

“Nas indústrias extrativas, registou-se uma variação do volume de negócios negativa, de 53,9%. O volume de negócios na secção das indústrias transformadoras registou variação de 8,2% e as secções de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água registaram variações homólogas de 70,5% e 11,7%, respetivamente”, descreveu o INE.

No terceiro trimestre deste ano, as respetivas variações homólogas dos índices de emprego e horas trabalhadas na indústria foram de - 0,4% e - 0,1%.

Por sua vez, as remunerações aumentaram 3,6%. Neste período, as indústrias extrativas e indústrias transformadoras registaram variações no índice de remunerações de -13,5% e 1,4%. As secções de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água, registaram variações de 6% e 7,6% respetivamente”, lê-se na nota do INE. ASemana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project