SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Projecto Empreamar CV tem contribuído para qualidade de vida das famílias cabo-verdianas – reitora Uni-CV 07 Julho 2021

A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) considerou hoje que o projecto Empreamar Cabo Verde tem contribuído directa e indirectamente para a qualidade de vida das famílias que desenvolvem actividades ligadas ao mar e a economia marítima.

Projecto Empreamar CV tem contribuído para qualidade de vida das famílias cabo-verdianas – reitora Uni-CV

A constatação foi feita por Judite Nascimento, esta manhã, na Praia, durante a cerimónia de encerramento da 2ª edição do programa Empreamar Cabo Verde e do lançamento da plataforma de incubação online que decorreu através da plataforma zoom e presencial no auditório da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV.

Iniciado em 2016, o Empreamar CV é um programa de empreendedorismo virado para o sector marítimo que visa a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde por forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.

O projecto, segundo a reitora, conseguiu gerar oportunidades de emprego para jovens mulheres e homens no âmbito da estratégia de crescimento azul de aproveitamento e uso racional dos recursos marítimos mediante a promoção de empreendimento sustentáveis e viáveis.

A mesma permitiu também a melhoria da cadeia de valor da pesca por via da transformação de produtos pesqueiros da sua distribuição e comercialização, através de actividades alternativas como o turismo e outros serviços ligados ao mar, sempre como foco principal na sustentabilidade.

Por outro lado, vai ser possível criar empresas num sector de grande potencial, mas essencialmente de grande vulnerabilidade como o sector da pesca artesanal em Cabo Verde, mas valorizando o capital feminino e contribuindo para o empoderamento das mulheres jovens, e sobretudo das famílias cabo-verdianas.

Revelou que indirectamente o programa poderá criar uma cadeia de efeitos multiplicadores positivos contribuindo para a dinamização da economia das comunidades costeiras valorizando todo o cluster e provocando uma melhoria significante nas condições de vida das comunidades beneficiárias directa ou indirectamente.

A reitora destacou ainda o reforço da pesquisa na área marítima e em todas as áreas relacionadas com este sector, reforço da oferta e qualidade da formação académica pela universidade de Cabo Verde e Universidade de Vigo, o apoio na implementação de iniciativas de desenvolvimento produtivo e realização de vários workshops de transferência de conhecimento ligados a esta temática.

Financiado pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde, através de financiamento e apoio técnico e institucional, o projecto conta com a parceria da Uni-CV, Instituto Nacional Desenvolvimento de Pescas e Campus do Mar e outros parceiros.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project