SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Projecto Morabeza prevê beneficiar cerca de 200 mulheres no sector do turismo através de proficiência de línguas 01 Mar�o 2023

O Projecto Morabeza, fruto da parceria entre Cabo Verde e Canárias, na vertente educação e formação de jovens e adultos, lançado hoje, prevê beneficiar cerca de 200 mulheres no sector do turismo, através de competências em línguas.

Projecto Morabeza prevê beneficiar cerca de 200 mulheres no sector do turismo através de proficiência de línguas

O objectivo geral é, conforme o Ministério da Educação, promover e fortalecer a inserção e valorização laboral de, pelo menos, 200 mulheres cabo-verdianas, no sector do turismo, através do reforço das competências de comunicação em inglês, francês e espanhol.

Em entrevista à imprensa, o director Nacional da Educação, Adriano Moreno, explicou que é um projecto essencialmente para capacitar os jovens e adultos, sobretudo as mulheres no domínio das línguas francesa, inglesa e espanhola.

Isto para, acrescentou, permitir que possam atender melhor os turistas, tendo em conta que o objectivo principal é que seja a língua associada a área do turismo.

“Lançamos hoje, já identificamos os beneficiários, sendo a maioria mulheres, e as delegações do Ministério da Educação nos vários concelhos do País vão, a partir de agora, identificar os beneficiários para poder arrancar o projecto”, disse.

Segundo este responsável, os beneficiários, desde que tenham o oitavo ano de escolaridade, podem aceder a esta formação que espera formar, no total, 220 beneficiários a nível nacional, através da rádio educativa, contando ainda com encontros presenciais com os orientadores, que estarão nos concelhos a acompanhar a formação, graças à parceria com a rádio Ecca, da cooperação espanhola.

“Trata-se de mais um projecto da cooperação espanhola, já tínhamos feito várias outras formações neste domínio para beneficiar, sobretudo, jovens e adultos em Cabo Verde”, lembrou o director, que diz esperar que com esta oportunidade os beneficiários tirem o máximo proveito destes cursos.

Aproveitou o momento para agradecer, uma vez mais, o Governo espanhol que, através da rádio Ecca, tem dado um “valioso” contributo para a formação de jovens e adultos cabo-verdianos, sobretudo mulheres, como forma de obterem o seu rendimento.

Presentes no acto de lançamento, o representante da rádio Ecca e responsável da área de projectos e de cooperação, Miguel Ongli, assim como a representante da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Patrícia Fernández, destacaram a cooperação de cerca de 30 anos com Cabo Verde e asseguraram a continuidade de apoios do tipo para o País, para garantir uma sociedade mais igualitária.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project