Segundo uma nota enviada ao asemanaonline, o “Energy Globe Award” (Prémio Mundial para a Sustentabilidade), atualmente o prémio ambiental mais reconhecido a nível mundial, tem como objetivo premiar projetos inovadores e sustentáveis, a nível global, aumentando assim a projeção e reconhecimento dos mesmos.
O Projeto Fumukaba surgiu no âmbito do Pato dos Autarcas da África subsariana, tem um montante de 1.000.000,00 € financiados em 90% pela União Europeia e em 10% pela Fundação GALP e teve o seu início em Abril de 2018. Visa incentivar a utilização de gás butano na confeção de alimentos em agregados familiares de bairros de Bissau. Assim, mais de 25 mil agregados familiares (cerca de 50% das famílias residentes no sector de Bissau) foram beneficiados.
O projeto traça varios objetivos, como os de reduzir a devastação das florestas na Guiné-Bissau; estimular o uso de uma energia limpa, na preparação de alimentos, libertando tempo para as mulheres, principais responsáveis desta atividade nas comunidades; introduzir uma tecnologia segura e com impacto positivo na saúde pública e incentivar à criação de novas oportunidades comerciais e a pequenos negócios.
Fumukaba vencedor no Energy Globe Award
Ainda segundo o documento referido, em Portugal, foi o Hotel Neya Lisboa Hotel que ganhou com o projeto de eficiência energética que, desde 2014, tem vindo a baixar o consumo energético em 38%. Em Cabo Verde foi um projeto de água na Ilha do Fogo, que utiliza a energia solar para acionar uma bomba de água e fornecer água a 4.000 mil utentes. “No âmbito do “Energy Globe”, em 2019, mais de 180 nações participaram com projetos implementados em praticamente todo o planeta. Todos os projetos que protegem o nosso ambiente podem ser submetidos e são elegíveis”, lê-se.
Sabe-se que o “Energy Globe Award Internacional” é apresentado nas categorias Vida, Terra, Fogo, Água, Ar e na categoria orientada para o futuro (Juventude). Todos os anos, existe uma categoria especial como, por exemplo, Smart Plastics (Plásticos Inteligentes).
Convém ressaltar que o “Energy Globe Award”, Prémio Mundial para a Sustentabilidade, é organizado pela Fundação independente Energy Globe da Áustria. “O prémio Internacional nas várias categorias só será conhecido no final do ano”, conclui a nota.